Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Tatraplan 1950 é ‘primo’ tcheco do Fusca e restrito a oficiais militares

O Tatraplan reuniu qualidades suficientes para atravessar as barreiras ideológicas que surgiram após a Segunda Guerra Mundial

Por Felipe Bitu Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
30 jul 2023, 04h00
TATRA 600
Tão parecido com o Fusca que a VW aceitou indenizar a Tatra em 3 milhões de marcos alemães em 1961  (Alexandre Battibugli/Quatro Rodas)
Continua após publicidade

Estabelecida em 1850, a Tatra é uma das marcas mais antigas ainda em atividade. Notório por seus utilitários, o fabricante tcheco produziu alguns dos automóveis de passeio mais avançados do mundo na primeira metade do século 20. Um desses modelos foi o Tatra 600, também conhecido como Tatraplan.

Apresentado como Autoplan no Salão de Praga de 1947, o sedã tinha carroceria monobloco. O Tatra 600 manteve as principais características elaboradas pelo engenheiro austríaco Hans Ledwinka na década de 1930: a aerodinâmica apurada do Tatra 87 e a concepção mecânica do Tatra 97.

Tatra
Maçanetas embutidas colaboravam para o coeficiente aerodinâmico de 0,32 (Alexandre Battibugli/Quatro Rodas)

O protótipo T107 tinha inúmeras semelhanças com o Fusca: a Tchecoslováquia foi ocupada pela Alemanha em 1938. Até a concepção mecânica era a mesma: motor traseiro de quatro cilindros opostos refrigerado a ar.

Mas os tempos eram outros: nacionalizada após a Segunda Guerra, a Tatra estava agora sob influência direta da União Soviética. Acusado de colaboração com os nazistas, Ledwinka foi julgado, condenado e libertado da prisão só em 1951, motivo pelo qual teve pouca participação no desenvolvimento do Tatraplan.

Tatrasds
Funcional, a grade dianteira abriga o radiador de óleo. No Brasil os indicadores de direção na coluna central receberam o apelido de “bananinha” (Alexandre Battibugli/Quatro Rodas)
Continua após a publicidade

Rebatizado Ambrož, o primeiro protótipo do Tatra 600 ficou pronto em dezembro de 1946. Apurado em túnel de vento, alcançava o notável coeficiente aerodinâmico de 0,32, evidenciado pelas linhas arredondadas, pela barbatana central e pelas coberturas nas caixas de roda traseiras.

Compartilhe essa matéria via:

As portas dianteiras tinham abertura invertida, popularmente conhecida como “suicida”. Denominado Josef, o segundo protótipo surgiu no primeiro semestre de 1947, com entradas de ar laterais para melhorar a refrigeração do motor. O nome Tatraplan foi registrado no final do mesmo ano e a produção na fábrica de Kopřivnice começou em 1948.

Tatra sf

Continua após a publicidade

Custando cerca de 140.000 coroas tchecas, o Tatraplan era um luxo restrito a oficiais militares, integrantes do partido comunista e líderes políticos de outros países socialistas. Era o modelo oficial nas embaixadas tchecas e de países do Leste Europeu. Atravessou a Cortina de Ferro e foi exportado para Áustria, Alemanha Ocidental, Suécia, Finlândia, Canadá e alguns países africanos e asiáticos.

Tatra 600
(Alexandre Battibugli/Quatro Rodas)

O motor de quatro cilindros opostos tinha 1,9 litro de cilindrada: quando alimentado por dois carburadores rendia 12,03 kgfm e 52 cv, suficientes para impulsionar seus 1.200 kg de 0 a 96 km/h em 32 segundos. A aerodinâmica eficiente exigia pouco do pequeno motor: velocidade máxima de 130 km/h e consumo médio de 9,1 km/l.

O câmbio de quatro marchas com alavanca na coluna de direção proporcionava espaço interno para seis ocupantes. As suspensões eram independentes nas quatro rodas, com duas molas semielípticas na dianteira e eixo oscilante na traseira (mais uma semelhança com o Fusca). O sistema de direção já adotava o preciso sistema de pinhão e cremalheira.

Continua após a publicidade
Tatra 600
Acendedor de cigarros e cinzeiro eram itens obrigatórios (Alexandre Battibugli/Quatro Rodas)

O rádio Tesla 513BV Omikron era um dos opcionais mais desejados, bem como a pintura da carroceria em duas tonalidades. Os bancos poderiam ser revestidos de veludo ou couro nas cores vermelha, verde, azul e combinações de cinza e marrom. Para encarar os rigores do inverno europeu, havia também um sistema de aquecimento da cabine.

A desenvoltura em estradas precárias levou ao surgimento de uma versão específica para ralis: o T601 Monte Carlo, com carroceria de duas portas feita de alumínio. Outra versão especial foi desenvolvida para celebrar o 70º aniversário de Josef Stalin: um Tatra 600 conversível, apresentado no Salão de Praga de 1949, antes de ser entregue ao líder soviético em Moscou.

Tatra 600
O banco traseiro rebatível facilita o acesso ao compartimento de bagagem (Alexandre Battibugli/Quatro Rodas)
Continua após a publicidade

O Tatraplan das fotos é uma das 4.242 unidades produzidas em Kopřivnice até 1951, época em que o governo determinou a transferência da produção para a fábrica da Škoda. Ali, cerca de 2.100 unidades foram produzidas até 1952: o Conselho para Assistência Econômica Mútua (Comecon) determinou que automóveis de luxo deveriam ser produzidos apenas pela União Soviética. A Tatra só retornaria ao segmento em 1956, com o icônico modelo 603.

Tatra
Ventoinha de refrigeração vertical foi adotada anos depois pela própria Porsche (Alexandre Battibugli/Quatro Rodas)

Ficha Técnica

Tatra 600
Tatraplan 1950
Motor: longitudinal, 4 cilindros opostos, 1.952 cm3, alimentado por carburadores
Potência: 52 cv a 4.000 rpm
Torque: 12,03 kgfm a 2.000 rpm
Câmbio: manual de 4 marchas, tração traseira
Carroceria: fechada, 4 portas, 6 lugares
Dimensões: comprimento, 454 cm; largura, 167 cm; altura, 152 cm; entre-eixos, 270 cm; peso, 1.200 kg; pneus, 6.00-16 diagonais

Publicidade

Consulte a Tabela KBB

Selecione o carro que você quer vender ou comprar

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.