Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Primeiro carro da Hyundai tinha visual do VW Passat e motor Mitsubishi

Primeiro sul-coreano projetado e fabricado localmente, o pioneiro Hyundai Pony lançou a própria da marca para o mundo

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
4 ago 2021, 10h53
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Hyundai Pony
    (Divulgação/Hyundai)

    Hoje um dos dez maiores fabricantes de automóveis do mundo, a sul-coreana Hyundai ainda tem uma história razoavelmente recente para seu tamanho sucesso comercial.

    Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 8,90

    A empresa criada por Chung Ju-Yung havia começado sua empreitada na indústria automotiva montando o Ford Cortina europeu sob licença em 1967. Na década seguinte, para dar seu primeiro passo importante rumo a sua autonomia, contratou o ex-dirigente da Austin Morris inglesa, George Turnbull.

    Hyundai Pony
    (Divulgação/Hyundai)

    A indústria automobilística local havia nascido modesta nos anos 50 com cópias do Jeep Willys. Mas nos anos 70 o governo do país resolveu fazer dela uma de suas principais fontes de divisas.

    Em outubro de 1974, foram apresentados os primeiros frutos da Hyundai nesse sentido: um carro com design italiano, motor japonês e plataforma inglesa.

    Continua após a publicidade

    Pony ou Passat?

    hyundai_pony_coupe_concept
    Hyundai Pony Coupé Concept (Divulgação/Hyundai)

    Ao exibir no Salão de Turim o conceito Pony Coupé, desenhado por Giorgio Giugiaro na Italdesign, um estudo inicialmente chamado Asso di Fiori (ás de paus em italiano), a Hyundai já demonstrava disponibilidade para ousar.

    Mas, se o Coupé era material para sonhos, ao lado dele também era apresentado o moderno, mas realista Pony de produção.

    Hyundai Pony
    (Divulgação/Hyundai)
    Continua após a publicidade

    Cartada definitiva na autonomia da engenharia da Hyundai, criado também para exportação – a exemplo do que fazia a indústria japonesa –, o Hyundai Pony era um sedã fastback compacto, que estaria inicialmente disponível em versões de quatro portas, e hatchback, com duas portas.

    Seu desenho reto e simples, marca registrada da Italdesign na época, lembrava o do Volkswagen Passat, também criação do estúdio italiano e que fora apresentado um ano antes.

    Hyundai Pony
    (Divulgação/Hyundai)

    Dois motores Mitsubishi de quatro cilindros eram oferecidos, de 1.2 (55 cv) e 1.4 litro (68 cv). A transmissão também vinha do fabricante japonês e enviava a força para as rodas traseiras. Turnbull deixou deu legado ao ter usado a plataforma do Morris Marina como ponto de partida para a plataforma do Hyundai Pony.

    Dissidentes britânicos

    George Turnbull havia sido diretor da Austin Morris. Contratado pela Hyundai, ele “importou” cinco outros grandes engenheiros automotivos britânicos. Kenneth Barnett projetaria a carroceria, John Crosthwaite seria engenheiro do chassi, Peter Slater seria engenheiro chefe de desenvolvimento e os engenheiros John Simpson e Edward Chapman também integrariam a equipe. O projeto final também tinha peças aproveitadas do Ford Cortina. 

    Continua após a publicidade
    hyundai_pony_pickup
    (Divulgação/Hyundai)

    A comercialização local começou em 1975 e as exportações só teriam início no começo de 1976. Os principais compradores foram países sul-americanos: Chile, Argentina, Colômbia e Equador. Mas também houve vendas significativas para o Egito. Depois, chegou à Bélgica, aos Países Baixo e à Grécia.

    hyundai_pony_wagon
    (Divulgação/Hyundai)

    Ainda em 1976 ganhou uma versão picape (com capacidade de carga de meros 380 kg) e, no ano seguinte, uma perua. A segunda geração estreou em 1982 e marcou o início das exportações para o Reino Unido.

    Hyundai Pony
    (Divulgação/Hyundai)
    Continua após a publicidade

    O Hyundai Pony seguiu em produção até 1990, quando a Hyundai já exportava até para os Estados Unidos, com boa aceitação do Excel, que acabou por sucedê-lo.

    Em busca de independência

    O primeiro carro da Hyundai desenvolvido com tecnologia própria foi o Sonata, lançado em 1988. Mas foi apenas em 1991 que a Hyundai anunciou sua primeira transmissão e também seu primeiro motor, o Alpha. Era um quatro-cilindros 1.5 12V de 88 cv, que estreou no Scoupe.

    Depois, o motor Alpha equipou a primeira geração do Accent, modelo pouco maior que o HB20S vendido no Brasil, que ocupa a posição do Pony na linha Hyundai. A família de motores Alpha só deixou de ser produzida em 2011.

    Pony do século XXI

    Hyundai Pony EV
    (Divulgação/Hyundai)

    Principal carro elétrico da Hyundai atualmente, o Ioniq 5 foi responsável pelo lançamento de uma nova arquitetura para carros elétricos que será padrão entre os Hyundai e Kia. Mas seu design tem traços inspirados no clássico Pony.

    Continua após a publicidade
    Hyundai Pony EV
    (Divulgação/Hyundai)

    Isso, porém, não impediu a Hyundai de criar o Pony EV: um carro conceito ainda mais fiel ao design do Hyundai Pony dos anos 1970.

    O conceito misturava o estilo antigo com itens modernos. Por exemplo, faróis e lanternas têm o formato original mas a iluminação é de leds. Os para-choques foram integrados à carroceria, o que não se fazia há quase 50 anos.

    Hyundai Pony EV
    (Divulgação/Hyundai)

    No interior, combina formas do carro original com elementos e materiais mais atuais. O mais curioso, porém, é o velocímetro com layout que lembra os antigos equipamentos eletrônicos valvulados. 

    Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital

    Edição de julho

    Publicidade

    Publicidade

    Consulte a Tabela KBB

    Selecione o carro que você quer vender ou comprar

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.