Imagens mostram como os primeiros VW Gol, Parati e Voyage poderiam ter sido
Imagens raras mostram propostas de design apresentadas em Wolfsburg e ajudam a mostrar a evolução do primeiro modelo ao carro definitivo

Em fevereiro de 1978, três modelos em escala real daqueles que seriam os Volkswagen Gol, Voyage e Parati foram enviados para a sede da fabricante em Wolfsburg. As imagens publicadas pelo Car Design Archives, no Instagram, revelam como estavam os projetos mais de dois anos antes do lançamento do Gol – àquela altura, o Projeto BX.
As imagens foram compartilhadas com o perfil por um ex-funcionário do departamento de Engenharia de Protótipos da Volkswagen. Os três carros são assinados pela equipe liderada pelo designer Márcio Piancastelli, falecido em 2015 e que já havia assinado o desenho do Brasilia e dos arrojados SP1 e SP2.

É possível notar que cada carro apresentava uma proposta de dianteira. O Gol foi mostrado com faróis redondos e setas no para-choque, seguindo o estilo do Passat no Brasil e dos Polo e Golf, que ainda eram novidade na Europa.
O Voyage já tinha faróis duplos, como o Passat TS brasileiro da época, mas as setas integravam o mesmo conjunto. A Parati, por sua vez, ensaiava a evolução para os faróis quadrados, que seriam tendência na VW na década seguinte. Mas as setas imediatamente abaixo dos faróis e o estilo da grade com aletas verticais não vingaram.

A dianteira definitiva dos primeiros carros da família Gol tinham faróis quadrados, setas no para-choque de aço e uma grade com mais filetes horizontais que davam a impressão da dianteira ser mais alta. Talvez a frente tenha ficado mais curta, também. Mas a lateral já estava bem madura.


Imagens mais antigas, publicadas no German Garage BR, mostraram a primeiríssima proposta do Projeto BX, apresentada nas instalações da Audi em Ingolstadt, na Alemanha, em 1976, justamente quando o projeto foi aprovado para desenvolvimento. Esse primeiro modelo, ainda feito de argila, tinha um recorte no vidro traseiro em vez de uma linha ascendente e a traseira também era um pouco mais alta e curta – e mais próxima do carro definitivo. Os faróis, por sinal, eram redondos.

O projeto de 1978 tinha uma outra proposta de traseira, sem o nicho da placa, com uma alça para a abertura do porta-malas e lanternas mais compactas. Acabaram retornando ao estilo de 1976, mas com a adição de lanternas saltadas e, de fato, menores e alinhadas com o nicho da placa.

A traseira do VW Voyage já estava muito próxima do carro definitivo, que só seria revelado em meados de 1981. Até mesmo a continuidade do friso lateral sobre as lanternas já estavam previstas. Só a luz de ré ficou um pouco menor no carro de produção. O sedã já chegaria às ruas com as setas ao lado dos faróis quadrados.


A Parati só seria lançada em junho de 1982 e mudou muito até lá. Não é possível ver a traseira e suas lanternas, mas é notável que a traseira do protótipo era mais vertical e as colunas B ficaram mais largas no carro de produção. A dianteira também evoluiria para acompanhar o estilo do hatch e do três volumes. A Saveiro foi lançada no mesmo ano.


Os VW Voyage e Parati foram lançados apenas com o motor 1.5 refrigerado a água com 78 cv, compartilhado com o Passat. Mas o Gol e a Saveiro continuaram com o motor refrigerado a ar dos carros mais antigos, que limitava seu desempenho e conforto.