Após 50 anos fora de linha, a primeira geração do Ford Escort voltará a ser fabricada nas mesmas especificações originais e dando sequência ao número de chassi original. A iniciativa é da Boreham Motorworks, empresa do Reino Unido que licenciou a produção do modelo e também do lendário RS200 com a Ford.
A produção será limitada, mas no caso do Escort a empresa se comprometeu a seguir à risca o projeto original do carro para ser fiel à primeira geração, vendida entre 1967 e 1975 – quando colocou a Ford em destaque nos ralis europeus.
O teaser divulgado pela empresa mostra o novo-velho Escort com faróis de leds, o que sinaliza que provavelmente alguns componentes serão atualizados. Como a produção será bastante limitada, esses carros certamente custarão muito caro. Mas garantem que estarão legalizados para rodar nas ruas, pelo menos no Reino Unido.
Antes de fabricar o Ford Escort, a Boreman Motorworks iniciará a produção do Ford RS200, este sim como um projeto atualizado, uma espécie de Restomod. A ideia é marcar o aniversário de 40 anos do modelo com uma recriação moderna, com direito a uma cabine moderna e sofisticada, com telas e controles eletrônicos.
O que a Boreham garante é que manterá o layout de motor central e tração nas quatro rodas do RS200. Como o esportivo original tinha carroceria de fibra de vidro bastante leve, há a expectativa por fibra de carbono no modelo moderno.
A Boreham diz que aproveitará o projeto de licenciamento dos Ford para recriar outros carros históricos da marca no futuro. Mas não espere por Corcel e Del Rey, pois o foco é no mercado europeu, onde modelos como Capri e Sierra faziam sucesso décadas atrás.