Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Fiat Uno Turbo: o primeiro turbinado nacional já vale mais de R$ 60.000

Fiat Uno Turbo i.e tinha motor turbo de mais de 100 cv e podia chegar aos 192 km/h

Por Da Redação
Atualizado em 11 nov 2021, 17h02 - Publicado em 11 nov 2021, 17h01
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Vital para os mais novos (e últimos) carros a combustão, o turbocompressor é um caso notório de sucesso tardio. Ainda que o mecanismo seja quase centenário, sua estreia no Brasil foi há apenas 27 anos, com o Fiat Uno Turbo.

    Black Friday! Assine Quatro Rodas por apenas R$ 6,90

    Ele já havia sido mostrado em ações promocionais, mas só com evoluções como a injeção eletrônica que o modelo pode ser lançado em larga escala. Assim, em fevereiro de 1994, QUATRO RODAS apresentou uma unidade pré-série daquele que seria o primeiro turbinado produzido em larga escala no Brasil: o Uno Turbo i.e.

    O Uno Turbo aniquilou a concorrência com seu motor 1.4 turbo de 118 cv. Com máxima de 192,6 km/h e 0 a 100 km/h em 8,96 s, ele deixou para trás Gol GTi, Escort XR3 e até o novíssimo Vectra GSi. O modelo chegou ainda mais potente em relação ao Uno Turbo europeu, que oferecia 105 cv a partir do motor 1.3 turbinado.

    Aceleração era melhor que a de qualquer outro nacional
    Aceleração era melhor que a de qualquer outro nacional (Jader da Rocha/Quatro Rodas)

    Para controlar tamanho desempenho foram adotados amortecedores pressurizados, barra estabilizadora dianteira e freios a disco nas quatro rodas. O fôlego do turbo era transmitido ao solo por largos pneus 185/60, com suspensão rebaixada e transmissão manual importada da Itália como diferenciais. De comportamento intencionalmente arisco, o Uno turbinado vinha junto de um imenso brinde: um curso de pilotagem ministrado em nada menos que Interlagos.

    Continua após a publicidade
    Para-choques tinham spoilers quase exagerados
    Para-choques tinham spoilers quase exagerados (Jader da Rocha/Quatro Rodas)

    Estilo também não faltava, e o Uno Turbo brasileiro ganhou visual exclusivo, com para-choques, saias e rodas exclusivos. O interior acompanhava a escalada de performance com bancos com apoios laterais pronunciados e um novo volante de três raios. O conta-giros com escala até 8.000 rpm e os manômetros de pressão do óleo e do turbo também se destacavam.

    No painel completo, além de pressão do turbo e óleo, velocímetro até os 240 km/h
    No painel completo, além de pressão do turbo e óleo, velocímetro até os 240 km/h (Jader da Rocha/Quatro Rodas)

    Pelo equivalente a R$ 156.000 em 2021, o Fiat Uno Turbo i.e não era para qualquer um e, mesmo sendo um modelo de luxo, itens como rádio toca-fitas Alpine, teto solar, cintos traseiros retráteis e desembaçador com ar quente eram opcionais. O ar-condicionado demandou modificações profundas, de modo que só foi oferecido a partir da linha 1995.

    Motor 1.4 turbo produzia 114 cv e 17 mkgf
    Motor 1.4 turbo produzia 118 cv e 17,5 mkgf (Jader da Rocha/Quatro Rodas)
    Continua após a publicidade

    Como todo esportivo, poucas unidades do Uno Turbo seguem bem conservadas atual, mas isso não desanima os colecionadores. Exemplares em perfeito de estado de conservação e originalidade trocam de garagem por valores em torno de R$ 60.000,00, uma pechincha quando comparado ao valor de outros modelos da década de 90.

    Teste QUATRO RODAS – abril de 1994

    Aceleração 0 a 100 km/h: 8,9 s

    Velocidade máxima: 192,6 km/h

    Frenagem: 80 km/h a 0: 30,4 metros

    Consumo: 11,4 km/l (média)

    Continua após a publicidade

    Preço (Julho 1994): R$ 22.493

    Atualizado (IPC-A/IGBE): R$ 124.005

    Ficha técnica – Fiat Uno Turbo i.e.

    Motor: dianteiro, transversal, 4 cilindros, 1372 cm3, injeção multiponto, gasolina

    Diâmetro x curso: 80,5 x 67,4 mm

    Taxa de compressão: 7,8:1

    Continua após a publicidade

    Potência: 118 cv a 6000 rpm

    Torque máximo: 17,5 mkgf a 3500 rpm

    Câmbio: manual de 5 marchas, tração dianteira

    Carroceria: monobloco

    Dimensões: comprimento, 364 cm; largura, 156 cm; altura, 137 cm; entreeixos, 236 cm

    Continua após a publicidade

    Peso: 1.065 quilos

    Suspensão: Dianteira: independente, tipo McPherson. Traseira: independente, braços oscilantes

    Freios: disco ventilado na dianteira e tambor na traseira

    Direção: hidráulica, tipo pinhão e cremalheira

    Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital

    A edição 750 de QUATRO RODAS já está nas bancas!
    A edição 750 de QUATRO RODAS já está nas bancas! (Arte/Quatro Rodas)
    Publicidade

    Publicidade

    Consulte a Tabela KBB

    Selecione o carro que você quer vender ou comprar

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.