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Farus ML 929 era fora-de-série mineiro com tecnologias de esportivos europeus

Inovador, o Farus nasceu em Belo Horizonte com recursos técnicos modernos e soluções de estilo dignas dos esportivos europeus

Por Da Redação
Atualizado em 7 set 2025, 15h10 - Publicado em 7 set 2025, 15h09
Farus ML 929
Estilo em cunha era moda na época  (Christian Castanho/Quatro Rodas)
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Na era dos carros fora de série no Brasil, onde a maioria dos projetos como Puma e Miura utilizava a robusta mecânica Volkswagen, um esportivo se destacou por sua originalidade: o Farus ML 929. Lançado em 1978, este carro não só dispensou a base do Fusca, como também inovou ao adotar componentes Fiat e um projeto de engenharia único.

O nome Farus é um acrônimo para “Família Russo”, enquanto ML 929 é uma homenagem à matriarca Maria Luiza Russo, nascida em 1929. Essa independência mecânica permitiu à Farus criar um dos veículos mais refinados de sua época.

Farus ML 929
Lanternas traseiras vieram do Ford Corcel II (Christian Castanho/Quatro Rodas)

O grande diferencial do Farus ML 929 estava em seu chassi. Em vez de adaptar uma plataforma existente, a empresa desenvolveu uma estrutura própria do tipo espinha dorsal, inspirada nos icônicos carros da Lotus. Esse design proporcionou uma geometria de suspensão e direção primorosa, resultando em um comportamento dinâmico excepcional.

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Para a motorização, a escolha foi o ágil motor Fiat de 1.3 litro e 72 cv, o mesmo que equipava o Fiat 147 Rallye. Montado em posição central-transversal, uma solução típica de esportivos de alto desempenho, o motor garantia uma excelente distribuição de peso e um baixo centro de gravidade, contribuindo para a estabilidade do carro.

Farus ML 929
Sobre o capô, aberturas para o sistema de refrigeração (Christian Castanho/Quatro Rodas)
Farus ML 929
Faróis escamoteáveis: item de requinte visual nos anos 80 (Christian Castanho/Quatro Rodas)
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Com uma carroceria de fibra de vidro em estilo “cunha”, tendência de design nos anos 70 e 80, o Farus ML 929 tinha um visual agressivo e esportivo. O interior, apesar de algumas falhas de acabamento, oferecia conforto para dois ocupantes e itens como vidros elétricos.

Ao volante, a combinação de tração traseira, motor central e suspensão independente nas quatro rodas (McPherson, vinda do Fiat 147) entregava uma dirigibilidade superior à de seus concorrentes diretos. Embora seu desempenho em números absolutos não fosse impressionante (0 a 100 km/h em 17,1s) devido ao peso de 932 kg, a experiência de condução era o seu grande trunfo.

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Farus ML 929
Painel tinha conta-giros, luzes-espia e manômetro de pressão do óleo (Christian Castanho/Quatro Rodas)

O Farus ML 929 foi produzido até 1984, e a marca chegou a exportar unidades para diversos países. Em 1981, uma versão mais potente, a TS, foi lançada com motor do Passat TS. A empresa encerrou suas atividades em 1991, após a abertura das importações, deixando um legado de cerca de 1.200 veículos.

Confira abaixo os dados de teste e a ficha técnica completa do Farus ML 929:

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Teste QUATRO RODAS – abril de 1982
Aceleração de 0 a 100 km/h 17,1 s
Velocidade máxima 148 km/h
Consumo rodoviário 14,1 km/l (com gasolina)
Preço (abril de 1982) Cr$ 1.868.000
Preço (atualizado INPC-IBGE) R$ 83.721
Ficha Técnica – Farus ML 929 1982
Motor 4 cilindros em linha, transv., 1.297 cm³, 8V, comando simples no cabeçote, 72 cv a 5.800 rpm, 10,8 mkgf a 4.000 rpm
Câmbio manual de 4 marchas, tração traseira
Dimensões comprim., 400 cm; larg, 168 cm; alt., 110 cm; entre-eixos, 240 cm; peso, 932 kg
Pneus 185/70 SR R13

 

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