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Como esse VW Fusca 1939 se tornou uma joia de R$ 1,8 milhão?

Modelo pré-série com chassi 0003 tinha motor preparado por Ferdinand Porsche, é um dos mais antigos do mundo e foi totalmente recuperado

Por Isadora Carvalho
Atualizado em 16 jul 2021, 21h05 - Publicado em 15 jul 2021, 00h30
Fusca - chassi 03
(Reprodução/Internet)

O Volkswagen Fusca é um dos carros de maior sucesso no mundo, com mais de 21 milhões de exemplares produzidos. O Brasil, diga-se, é o terceiro país onde há unidades, cerca de 3 milhões, atrás apenas da Alemanha e dos Estados Unidos.

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Esse verdadeiro fenômeno da indústria automotiva foi lançado oficialmente em 1945. Muito antes, porém, em 22 de junho de 1934, a Associação Nacional da Indústria Automobilística Alemã assinou com o protocolo para a criação e desenvolvimento do “Volkswagen” com Ferdinand Porsche. É aqui que essa história começa. 

Os primeiros protótipos ganharam forma a partir de 1938. O carro das fotos em estado deplorável é um deles: ele sobreviveu não apenas à Segunda Guerra Mundial como também a um incêndio. Totalmente recuperado, hoje está avaliado em 300.000 euros, aproximadamente R$ 1,8 milhão. 

Fusca - chassi 03
(Reprodução/Internet)

A raridade explica o valor. Trata-se de um exemplar com chassi 1-0003 pré-série (VW39) produzido artesanalmente em 1939 para demonstrações a jornalistas. Só se tem notícias de três Fuscas anteriores a este, todos da série de protótipos VW38: dois pertencem à Volkswagen e um está nas mãos de um colecionador.

Fusca - chassi 03
O VW 39/03 nos Alpes sendo dirigido pelo Ferry Porsche (Reprodução/Internet)

A história dessa unidade em particular a torna ainda mais valiosa. Além das demonstrações, servia de laboratório para a equipe de Ferdinand Porsche experimentar ganhos de performance no motor do Fusca primitivo.

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Seu motor traseiro Tipo 64 com desempenho aprimorado produzia 32 cv em vez dos habituais 23,5 cv. Conta-se que esse exemplar veículo alcançou os 145 km/h, um marco surpreendente para 82 anos atrás.

Os detalhes notáveis da unidade ​​são a dobra vertical do capô, agora arqueado na parte superior, as partes côncavas do para-choque e o sistema de aquecimento interno aprimorado.

Este exemplar tão raro resistiu à guerra guardado a sete chaves em um galpão. Foi encontrado em 1948, sem motor, pela família Raffay, dona de uma das primeiras concessionárias Volkswagen da Alemanha. 

Fusca - chassi 03
O VW 39 em sua primeira fase, quando pertencia à família Raffay (Reprodução/Internet)

O velho besouro 0003 pouco aparecia em eventos. Era mantido na coleção particular dos Raffay em Hamburgo, em aparente segurança e longe dos olhos do público.

Fusca - chassi 03
(jornal Hamburger Abendblatt/Reprodução)

Em 2011, contudo, um incêndio devastou o acervo. Entre os automóveis destruídos pelas chamas, havia ainda um raríssimo Lohner-Porsche, carro híbrido (a gasolina/elétrico) construído por Ferdinand Porsche em 1901.

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Fusca - chassi 03
O sinistro destruiu raridades; a seta indica o VW 39/03 (site Classic & Sport Car/Reprodução)

O Fusca foi completamente consumido pelas chamas. Ficou arruinado. Mas se ele sobreviveu a uma guerra, não seria um incêndio que colocaria um ponto final em sua existência. O museu alemão de protótipos (Prototyp Automuseum) assumiu, então, o desafio de restaurá-lo.

Fusca - chassi 03
(Prototyp Automuseum/Reprodução)

Após pesquisa detalhada e vários anos de restauração, o Fusca voltou a sua plenitude e um golpe de sorte proporcionou que até que ele voltasse a ter um motor. 

Confira o vídeo com as etapas da restauração:

Fusca - chassi 03
(Reprodução/Internet)
Fusca - chassi 03
(Reprodução/Internet)

O Protoype Museum, que também é especializado em motores especiais, tinha comprado um motor idêntico (de número de fabricação 38/24) ao do VW 39 e que tinha sido usado em outro carro empregado em testes de velocidade.Depois de restaurado, recebeu um “motor original” de novo.

Fusca - chassi 03
(Reprodução/Internet)

Um dos Fuscas mais antigos do mundo e também um dos mais valiosos segue tem lugar de destaque no museu localizado em Hamburgo, na Alemanha.

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Fusca - chassi 03
(Prototyp Automuseum/Reprodução)

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