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Cord 810, o carro que dava uma pitada de século 21 aos anos 30

Revolucionário em estilo, técnica e desempenho, modelo tinha tração dianteira e fascina ainda hoje por sua personalidade

Por Felipe Bitu
7 set 2023, 13h25
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  • Cord 810 2
    O Cord foi o primeiro carro dos EUA com tração dianteira (Christian Castanho/Quatro Rodas)

    As portas do Salão de Nova York de 1935 foram abertas com 15 minutos de antecedência, medida necessária para dispersar a multidão que se aglomerou para ver automóveis como Duesenberg Modelo J, Auburn 851 Speedster e Cord 810.

    Os três eram criações do projetista Gordon Buehrig, mas foi o Cord 810 que se tornou um ícone automotivo dos anos 1930 em função da engenharia de vanguarda, do estilo criativo e da alta performance.

    Foi a segunda tentativa do industrial Errett Lobban Cord de associar seu nome a um automóvel de alto prestígio.

    Responsável pelo conglomerado que incluía a Auburn Automobile, a fabricante de motores Lycoming e a Duesenberg, Errett parecia não aceitar o destino do Cord L-29, primeiro carro americano de tração dianteira.

    Vitimado pela crise econômica da Grande Depressão, foi produzido apenas de 1929 a 1932.

    Cord 810 1
    O modelo 812 foi uma evolução do 810, lançado em 1937 (Christian Castanho/Quatro Rodas)
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    Criado para ser um Duesenberg mais barato, o 810 ficaria entre o Auburn e o Modelo J. A tarefa seria de novo confiada a Buehrig, que estava na GM. Para reconquistá-lo, Errett Cord prometeu liberdade criativa total.

    Buehrig trouxe um conceito rejeitado na GM: dianteira sem grade, com dois radiadores externos entre o cofre do motor e os para-lamas.

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    A ideia era isolar o motor em um compartimento fechado, mas ela foi descartada após o engenheiro Denny Duesenberg constatar que a refrigeração era insuficiente.

    O uso do radiador convencional deu origem às sete aletas dianteiras que se prolongam pelas laterais do cofre.

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    Sua personalidade era definida também pelo capô inteiriço com abertura frontal, portas sem dobradiças externas, bocal do tanque oculto por portinhola e inéditos faróis escamoteáveis.

    Cord 810 painel
    Manivelas levantam os faróis, embutidos no para-lama (Christian Castanho/Quatro Rodas)

    A estrutura monobloco eliminou a necessidade dos estribos laterais. O V8 Lycoming de 4,7 litros e 125 cv era apoiado num subchassi por três coxins de borracha e acoplado a um câmbio de quatro marchas.

    Uma alavanca pré-seletora comandava os engates pelo sistema eletropneumático Bendix Electric Hand. A suspensão dianteira por braços arrastados era independente e as quatro rodas tinham janelas de ventilação para refrigerar os freios em uso intenso.

    Cord 810 câmbio
    Sistema Bendix permitia trocar marchas sem tirar as mãos do volante (Christian Castanho/Quatro Rodas)
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    O sistema Bendix não era rápido, mas apresentava bons números para a época: a aceleração de 0 a 96 km/h demorava cerca de 20 s e a velocidade máxima era de 144 km/h.

    Havia três carrocerias: Convertible Coupe (conversível de dois lugares), Convertible Phaeton Sedan (cinco) e o Sedan (quatro portas), em duas opções de acabamento: o básico Westchester de cinco lugares ou o Beverly de quatro lugares.

    Raríssimo, o cupê fechado de duas portas teve estimadas três unidades produzidas.

    O modelo 812 veio em 1937 com o V8 Lycoming FC, sobrealimentado por compressor mecânico Schwitzer–Cummins. A potência saltou para 170 cv. Resultado: 0 a 100 km/h em 13,2 s e máxima de 178 km/h.

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    Ainda que sem a mesma harmonia de estilo, a série Custom de sedãs tinha o entre-eixos aumentado de 3,17 m para 3,35 em busca de melhor espaço interno.

    Cord 810 Motor
    V8 de 4,7 litros e cabeçotes de alumínio (Christian Castanho/Quatro Rodas)

    Foram produzidas só 2.320 unidades dos Cord 810/812: o colapso das empresas de Errett também deu fim à Duesenberg e à Auburn em 1937.

    Sem o mesmo charme e refinamento técnico, a carroceria do 812 teve curta sobrevida nos sedãs Hupp Skylark e Graham Hollywood.

    O legado da tração dianteira só seria resgatado com êxito quase 30 anos depois, com a estreia do Oldsmobile Toronado.

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    Ficha técnica

    Cord 812 Convertible Phaeton Sedan 1937

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