Chevrolet volta a vender Opala, Monza, Chevette e C10 – até com motor V8
Iniciativa faz parte do Programa Vintage que vai restaurar modelos icônicos da história da marca com a certificação do departamento de engenharia da GM

Sim, é isso mesmo: a General Motors voltará a vender Opala, Chevette e Monza. Isso para comemorar os 100 anos da GM no Brasil. O programa, batizado de Vintage, tem como objetivo restaurar modelos icônicos da história da GM com a certificação do departamento de engenharia da GM.
“O Vintage da Chevrolet vai atuar em dois nichos estratégicos de carros antigos: o de restauração e o restomod. Enquanto a primeira modalidade visa preservar ao máximo a originalidade do veículo e de seus acessórios; no restomod, o objetivo é outro – por isso agrega-se ao automóvel de época atualizações tecnológicas para deixá-lo mais confortável, seguro ou mesmo confiável para ser utilizado no dia a dia”, explica Emerson Fischler, diretor de engenharia da GM América do Sul.

O Chevrolet Vintage projeto-piloto foi desenvolvido para atender colecionadores e fãs da marca que buscam projetos exclusivos, concebidos e certificados.
No momento, estão sendo preparados alguns modelos icônicos da Chevrolet, todos produzidos no país nas décadas de 1960 a 1990. A escolha dos veículos foi baseada na relevância deles no mercado de clássicos.
Nesta lista, estão carros cultuados como o Opala e o Chevette, além de picapes emblemáticas, incluindo a 3100 Brasil, pioneira entre os utilitários projetados para o mercado nacional.

Segundo Fischler o propósito do Vintage é fomentar ainda mais a paixão pelo antigomobilismo, que vem ganhando cada vez mais adeptos com a chegada de uma nova geração de consumidores e de neoclássicos, aqueles com mais de 30 anos. Modelos icônicos dos anos 1990 ganharam ainda mais valor com o centenário da marca, entre eles, Kadett, Omega e as primeiras safras de S10.

Um dos destaques do programa é um Monza Classic EF de 1990, o primeiro carro nacional da marca com injeção eletrônica. Entre os restomod, tem uma picape C10 de 1976 com mecânica de Camaro V8.
Como se trata de um projeto piloto, ainda não há informações se os modelos serão vendidos ou leiloados quando ficarem prontos.