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Chevrolet Impala popularizou luxo e esportividade com alusão ao Corvette

O modelo diversificou a oferta da Chevrolet com luxo, status e um apelo esportivo antes restrito ao Corvette

Por Fabiano Pereira
Atualizado em 18 ago 2024, 14h03 - Publicado em 18 ago 2024, 14h00
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  • Mais de 5,3 metros, 145 a 280 cv de potência, carroceria hardtop ou conversível, seis lanternas circulares… Com essas características e um vasto catálogo de equipamentos, a linha Bel Air 1958 incluía o superior Bel Air Impala para coroar o aumento das dimensões nos novos Chevrolet.

    O Chevrolet Impala oficializava que tamanho era documento, e que devia ser acompanhado por mais vigor. Os Chevrolet estreavam um V8 5.7 de 250 ou 315 cv. Molas helicoidais traseiras aposentavam o feixe de molas.

     

    Chevrolet Impala modelo 1961, automóvel testado pela revista Quatro Rodas.
    As lanternas triplas são a marca registrada do Impala (Marco de Bari/Quatro Rodas)

    A extravagância era notada também no desenho, com faróis duplos. Tinha lanternas triplas, que se tornariam símbolo do modelo. Até logotipo das bandeiras (como no Corvette) ele tinha para acompanhar a figurinha do antílope que lhe serviu de batismo. Havia os V8 de 185 e 230 cv e o seis-cilindros de 145 cv.

    Para 1959, o Impala abandonava seu vínculo com o Bel Air e se tornava o topo de linha. O modelo 1960 receberia desenho simplificado e novos motores, que chegavam a 335 cv.

    Chevrolet Impala modelo 1961, automóvel testado pela revista Quatro Rodas.
    Banco é inteiriço, mas o individual era opcional (Marco de Bari/Quatro Rodas)
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    Foi a linha 1961 que inaugurou a vertente esportiva do Impala, com o pacote SS, com câmbio manual no assoalho, conta-giros e reforços de suspensão, chassi e freios. Podia vir com bancos dianteiros individuais ou o novo V8 6.7 de 360 cv.

    Homenagem brasileira

    Um dos nomes mais felizes surgiu em 1968, com o Opala, referência a uma pedra preciosa, adequado ao carro de luxo. Remetia ainda a Opel, de onde vinha o projeto, e Impala, ícone americano de luxo da década. Não por acaso, o Opala também ganhou a versão esportiva SS.

    A partir daí a Chevrolet só manteve a fórmula. Fazia atualizações anuais de estilo e vitaminava seus V8, com um novo estilo mais comedido na linha 1962. Dos 1,4 milhão de Chevrolet grandes vendidos naquele ano, 50% eram Impala.

    Chevrolet Impala modelo 1961, automóvel testado pela revista Quatro Rodas.
    Velocímetro até 120 mph e câmbio na coluna (Marco de Bari/Quatro Rodas)
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    O leque dos V8 para 1963 chegava a 430 cv e, um ano depois, o SS era promovido de pacote a uma série própria. Já na linha 1965 os contornos curvos do Impala faziam alusão à garrafa da Coca-Cola, especialmente se fosse o cupê, com seu estilo fastback.

    Agora era o sedã que dispunha de um pacote próprio, o Caprice, nome que em 1966 se tornaria a série superior dos Chevrolet grandes. Abaixo do Caprice, o Impala mantinha-se como um confortável e comportado carro grande.

    Chevrolet Impala modelo 1961, automóvel testado pela revista Quatro Rodas.
    Motor V8 do Impala 1961 modelo Sport Coupe, da Chevrolet. (Marco de Bari/Quatro Rodas)

    Seu nome durou até 1985, mas voltou de 1994 a 1996 num Impala SS com um V8 5.7 de 260 cv.

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    O maior dos Chevy voltou a se chamar Impala em 2000 e seguiu em produção até 2020, mas com motores quatro cilindros 2.4 e 2.5, além de um V6 3.6. No final, o Impala era mais um carro de locadora ou de polícia. Por mais que o nome constasse no catálogo da Chevrolet, o mito por trás dele continua a pertencer ao início dos anos 60.

    Ficha técnica – Chevrolet Impala 1961

    Chevrolet Impala 1967 na TV

    supernatural-chevrolet-impala-1967
    (Reprodução/Internet)

    Na série Supernatural (Sobrenatural no Brasil), os irmãos Winchester viajam pelos Estados Unidos em busca de casos paranormais. Para isso, utilizam um Chevrolet Impala Sedan 1967 preto. O carro pode ser considerado um dos personagens da série, que teve 15 temporadas. O modelo 1967 já tem outro visual, com linhas mais retas e menos adereços cromados na lateral. O carro da série usa um V8 327, ou seja, um 5.4 L big block que surgiu depois com 210 cv. 

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