Chevrolet Camaro surgiu como uma resposta ao Ford Mustang e tinha até 375 cv
A GM demorou a responder ao sucesso Mustang, mas valeu a espera: o Camaro podia chegar aos 375 cv com motor V8

Uma festa tão divertida quanto a que se estabeleceu com a estreia do Mustang em 1964 não podia deixar a concorrência parada. A Chrysler lançou na época o Plymouth Barracuda, sem o mesmo sucesso. A GM chegou atrasada à festa, mas respondeu à altura, com o Chevrolet Camaro, em 1967 – junto apresentou o Firebird, primo da Pontiac, outra divisão da GM.
O Camaro não era uma imitação do Mustang. A receita vislumbrava um cupê e um conversível pequenos (nos padrões americanos), com tempero esportivo. Seguindo essa cartilha e usando a base do Nova, a Chevrolet criou seu pony car.
O Chevrolet Camaro era bonito, ao estilo do Mustang: frente longa, traseira curta e perfil baixo, com linha de cintura levemente ondulada. Trilhando o caminho do rival da Ford, o Camaro também era cheio de personalizações. Perto de 80 opcionais e 40 acessórios estavam disponíveis nas revendas. Entre os motores: seis-cilindros de 140 ou 155 cv e V8 que ia de 210 a 375 cv. E ainda havia quatro tipos de câmbio.

No ano de estreia, um RS/SS conversível chamou atenção como carro-madrinha nas 500 Milhas de Indianápolis. Mas foi a versão Z/28 que ficou mais famosa. Com 290 cv, câmbio de quatro marchas, freio a disco na frente e suspensão reforçada, ele ia de 0 a 96 km/h em 6,9 segundos. No total, o Z/28 vendeu mais de 7.000 carros em 1968.
Ficaram para o ano seguinte as maiores mudanças: a frente foi redesenhada e os para-lamas ganharam ressaltos que formavam vincos na parte superior. Lanternas e painel também eram novidade, assim como motores mais bravos.

A produção da linha 1969 durou até a metade de 1970, quando surgiu a segunda geração, só como fastback. Mais duas remodelações se seguiriam até ele sair de linha em 2002. Se com o Mustang a Ford definiu um nicho de mercado e perdeu a mão nos anos 70, a Chevrolet teve o mérito de se manter fiel ao espírito inicial do Camaro, voltado sempre para o apelo esportivo, tanto nos motores quanto no visual.
A exemplo do que ocorreu há quase 60 anos, a disputa entre Mustang e Camaro renasceu em 2010, quando a GM apresentou a versão modernizada do esportivo que encantou uma geração inteira nos anos 60. O esportivo da Chevrolet, porém, saiu de linha no início de 2024 e não deixou substituto.
Ficha técnica – Chevrolet Camaro 1967
Motor: do 6 cilindros em linha de 3,8 litros (230 pol3) ao 8 cilindros em V de 6,5 litros (396 pol3)
Potência: de 140 cv a 4 400 rpm (3,8 litros) a 375 cv a 5 600 rpm (6,5 litros)
Câmbio: manual de 3 ou 4 marchas, automático de 2 ou 3 marchas
Dimensões: comprimento, 469 cm; largura, 184 cm; altura, 129 cm; entre-eixos, 275 cm
Carrocerias: cupê de 2 portas e conversível
Desempenho: máxima de 224 km/h e 0 a 96 km/h em 6,9 segundos (5 litros de 290 cv)