Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Após décadas, Porsche Carrera GT e Ferrari 288 GTO ganham pneus modernizados

Mesmo com pneus exclusivos e poucas unidades produzidas, supercarros do passado ainda têm desenvolvimento de pneus dedicados a eles

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 13 out 2024, 13h04 - Publicado em 13 out 2024, 11h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Quem tem dificuldade para encontrar pneus aro 13 de marcas mais famosas pode se surpreender com isso, mas os grandes fabricantes mantém a produção de pneus específicos para supercarros de décadas passadas. Na verdade, mais que isso: elas continuam evoluindo os pneus dedicados a esses carros.

    As últimas novidades vêm da Pirelli e da Michelin. A Pirelli lançou novos pneus Cinturato P7 para a Ferrari 288 GTO como parte das comemorações dos 40 anos do supercarro. Já a Michelin atualizou pela segunda vez os pneus que criou exclusivamente para o Porsche Carrera GT, lançado há 20 anos.

    ferrari-288-gto
    (Divulgação/Ferrari)

    No caso dos pneus da Ferrari, eles fazem parte da linha Pirelli Collezione, dedicada a carros antigos. Eles combinam design da banda de rodagem e construção modernos com o visual apropriado para a época, de acordo com a Pirelli. Os pneus com especificação GTO serão oferecidos nos mesmos tamanhos dos originais — 225/50 R16 na frente e 265/50 R16 atrás.

    ferrari-288-gto
    (Divulgação/Ferrari)
    Continua após a publicidade

    São pneus marcantes para a Pirelli, porque se anos depois os Cinturato P7 chegaram a carros de rua mais convencionais, eles foram originalmente desenvolvidos para o Campeonato Mundial de Rally (WRC) de 1974 e lançado como um pneu para carros de rua em 1976. Foram os primeiros pneus de perfil baixo da Pirelli. Hoje há pneus muito mais estreitos que os de perfil 50, mas isso foi uma evolução notável na década de 1970.

    O público para esses pneus é bastante restrito: a Ferrari 288 GTO teve 272 exemplares fabricados, incluindo algumas versões Evoluzione para corridas de rua. A Ferrari ainda fabrica pneus sob medida para a Enzo, além de atender as F40 e F50 com pneus da linha Collezione.

    Continua após a publicidade
    Porsche Carrera GT
    (Divulgação/Porsche)

    Os Porsche Carrera GT tiveram produção maior, de 1.270 unidades entre 2003 e 2006, e agora podem ter seu desempenho melhorado com os novos pneus Pilot Sport Cup 2, desenvolvidos para substituir os Pilot Super Sport lançados em 2013 para substituir os Pilot Sport PS2 originais do esportivo. 

    Compartilhe essa matéria via:
    Continua após a publicidade

    O composto de borracha e a estrutura dos pneus foram aprimorados com base nas descobertas mais recentes da tecnologia de pneus. Partiram para a tecnologia bicomposto, com borrachas diferentes na banda de rodagem, com sílica no ombro interno e no bloco interno da banda de rodagem para melhorar a aderência em piso molhado, mas ainda utiliza negro de fumo na receita.

    Porsche Carrera GT
    (Divulgação/Porsche)

    Além do feedback melhorado no limite de aderência, o novo pneu reduz a distância de frenagem de 100 km/h a 0 em 2,5 metros. De 200 km/h, o superesportivo para até 12 metros antes. Esses novos pneus podem ser encomendados em qualquer concessionária Porsche no mundo.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.