Volkswagen Fox usado tem bom custo-benefício e é idêntico ao zero
O veterano Fox mantém sua popularidade devido à maturidade do projeto e por ser bem equipado, mas a iminência de sair de linha garante bom preço
![Volkswagen Fox (3a Geração) testado por QUATRO RODAS Versão Highline vem com motor 1.6 16V de 120 cv de potência (com etanol)](https://beta-develop.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2021/02/Volkswagen-Fox-3a-Gera%C3%A7%C3%A3o-testado-por-QUATRO-RODAS.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Preço Volkswagen Fox usado: A partir de R$ 31.000 (2015)
Ninguém discute que o carro Fox é um dos modelos mais longevos da VW: o compacto foi apresentado em 2003 e seguirá em produção pelo menos até o fim de 2021. A terceira reestilização do modelo foi lançada em 2015 e ainda hoje é uma das mais procuradas entre os usados.
Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 7.90
A versão de maior sucesso é a Comfortline, que já traz computador de bordo, faróis de neblina, vidros dianteiros e traseiros elétricos e sistema de som com CD, MP3 e entradas auxiliares. É quase sempre impulsionada pelo motor EA111 1.6 e 101/104 cv, bem mais esperto que o EA111 de 1 litro e 72/76 cv.
Atenção: o ar-condicionado não era de série. A lista de opcionais também agrega câmbio automatizado, rodas de liga leve, volante multifuncional, sensores crepuscular e de chuva, piloto automático, teto solar e retrovisor interno eletrocrômico, mas a desejada central multimídia App Connect só veio no modelo 2016.
Se a grana estiver curta, vá direto na versão Trendline: pechinche um bom desconto ao se deparar com unidades sem comodidades como acionamento elétrico dos vidros e travas das portas.
Muita atenção nos motores: o motor EA111 1.6 continua sendo o mais indicado, mas o EA211 de 1 litro, três-cilindros e 75/82 cv (único disponível na versão Bluemotion) anda mais e gasta menos que o antigo EA111 de 1 litro, quatro-cilindros e 72/76 cv. Este motor de três cilindros é uma das maiores virtudes da versão aventureira Track.
![Volkswagen Fox (3a Geração) testado por QUATRO RODAS 2 Espaço interno e posição de dirigir elevada agradam o público](https://beta-develop.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2021/02/Volkswagen-Fox-3a-Gera%C3%A7%C3%A3o-testado-por-QUATRO-RODAS-2.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
o público (Christian Castanho/Quatro Rodas)
Versões do VW Fox
A sobrevida do VW Fox no mercado se deve em parte à versão Connect, que surgiu em 2018 com faróis de neblina, retrovisores com acionamento elétrico, volante multifuncional, piloto automático, sensores de estacionamento traseiros, computador de bordo I-System, coluna de direção com ajustes de altura e profundidade, rodas de liga leve e central compatível com Android Auto e Apple CarPlay.
Menos popular é a Extreme, também apresentada no modelo 2018 para consolar os entusiastas do Crossfox. O visual aventureiro é composto pelo para-choque frontal com faróis de neblina e longo alcance, apliques plásticos sem pintura nas caixas de roda e nas portas, e rack no teto. Traz itens exclusivos como volante multifuncional revestido de couro e câmera de ré.
![Volkswagen Fox (3a Geração) testado por QUATRO RODAS (interior) Volkswagen Fox (3a Geração) testado por QUATRO RODAS (interior)](https://beta-develop.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2021/02/Volkswagen-Fox-3a-Gera%C3%A7%C3%A3o-testado-por-QUATRO-RODAS-interior.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Tanto a Connect quanto a Xtreme são impulsionadas pelo motor EA111 de 1,6 litro e 101/104 cv. Quem prioriza desempenho deve partir direto para a versão de topo Highline, com motor EA211 1.6 16V de 120/110 cv. Esta chegou a ter controle de tração e uma versão exclusiva do câmbio I-Motion com seis marchas, mas todas as versões com câmbio manual têm cinco marchas.
A Highline serviu de base para a esportiva Pepper, que vinha com teto preto, para-choques exclusivos, grade frontal em forma de colmeia, rodas aro 15 e detalhes vermelhos no interior.
Defeitos do Volkswagen Fox
- Suspensão dianteira: as bieletas da barra estabilizadora são as primeiras a anunciar o cansaço do sistema, mas são baratas e de fácil substituição.
- Coxins: ressonância e vibração na cabine com o motor em marcha lenta e dificuldade no engate das marchas são sintomas de rompimento ou desgaste nos coxins do motor e do câmbio. O problema é de fácil correção e o reparo fica em torno dos R$ 1.000.
- Motor 1.6 16V: o motor EA211 de 1,6 litro e 16 válvulas é notório pelo elevado consumo de óleo lubrificante. O problema é geralmente causado por falhas nos retentores de válvulas, mas também pode estar relacionado à perda de elasticidade dos anéis raspadores de óleo nos pistões.
- Câmbio I-Motion: trancos e/ou retenções das marchas são indícios de problemas. O diagnóstico requer um especialista: vai de simples reprogramação no módulo a soluções mais complexas como nível do fluido hidráulico e outras avarias.
- Recalls: são apenas três e envolvem falha na fixação do volante multifuncional (modelo 2015), inoperância do alternador (modelos 2016 e 2017) e unidades pré-série que foram produzidas sem registro de liberação devido ao uso de componentes ainda não homologados (entre 2015 e 2018).
A voz do dono
Nome: Gabriela Zanin de Castro Vasconcellos
Idade: 46 anos
Profissão: diretora escolar
Cidade: Piracicaba (SP)
- O que eu adoro: “compacto por fora, espaçoso por dentro, ágil e com ótimo nível de equipamento. O assento em posição elevada ajuda muito a visibilidade. É silencioso na estrada, em velocidade de cruzeiro.”
- O que eu odeio: “pelo preço cobrado deveria oferecer câmbio automático de verdade e não um automatizado. Também já é notório sua desvalorização, pois todos sabem que é um modelo que está prestes a deixar de ser produzido.”
Preço médio dos usados do VW Fox
![Preço médio dos Fox usados (tabela KBB) Preço médio dos Fox usados (tabela KBB)](https://beta-develop.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2021/02/Pre%C3%A7o-m%C3%A9dio-dos-Fox-usados-tabela-KBB-e1617372497858.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Preços das peças
Nós dissemos
![QR_660_ZERO KM (TESTE)_FOX Quatro Rodas, setembro de 2014](https://beta-develop.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2021/02/QR_660_ZERO-KM-TESTE_FOX.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Setembro de 2014: “de frente, a linha 2015 do hatch tem a mesma apresentação do Golf. (…) o Highline, topo de linha, único a oferecer o novo motor EA211 1.6 16V de 120/110 cv. Outra novidade exclusiva do Highline é o câmbio manual de seis marchas – as demais versões, Trendline, BlueMotion e Comfortline, seguem com a caixa de cinco.”
Ficha Técnica – VW Fox 1.0 MPI 3 cilindros
- Motor: flex, dianteiro, transversal, 3 cil., 12V, 999 cm3, 82/75 cv a 6.250 rpm, 10,4/9,7 mkgf a 3.000 rpm
- Câmbio: manual, 5 marchas, tração dianteira
- Suspensão: McPherson (diant.) / eixo de torção (tras.)
- Freios: discos ventilados (diant.) / tambor (tras.)
- Direção: elétrica
- Rodas e pneus: 195/55 R15
- Dimensões: comprimento, 386,8 cm; largura, 190,4 cm; altura, 158,2 cm; entre-eixos, 246,7 cm; peso, 1.068 kg; tanque, 50 l; porta-malas, 270 l
Principais itens de série do Volkswagen Fox:
- Sensores de estacionamento dianteiros e traseiros
- Computador de bordo
- Ar-condicionado
- Chave “canivete” com controle remoto
- Direção com ajuste de altura e profundidade
- Retrovisores elétricos, com função Tilt down no lado do passageiro
- Sistema de som com rádio AM/FM, CD-player, bluetooth, MP3 player e entradas USB, SD-card e auxiliar
- Travamento elétrico das portas e porta-malas (com controle remoto)
- Vidros dianteiros e traseiros elétricos
- Volante multifuncional
Pense também em um…
![Fiat Argo testado por QUATRO RODAS Fiat Argo testado por QUATRO RODAS](https://beta-develop.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2021/02/Fiat-Argo-testado-por-QUATRO-RODAS.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Fiat Argo: o hatch mineiro agrada pela dirigibilidade, por seu espaço e conforto. A versão Drive 1.3 oferece desempenho adequado e consumo comedido. Opcional, o câmbio automatizado GSR de cinco marchas colabora para extrair o máximo dos 109 cv do motor. A central UConnect, de série, é compatível com CarPlay e Android Auto.
Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.
![CAPA743 capa 743](https://beta-develop.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2021/03/CAPA743-1.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)