Veja 10 peças de carro que evoluíram muito nas últimas décadas
Dos anos 1950, quando não se mediam as emissões, até hoje, muita coisa mudou nos carros para torná-los mais limpos. Veja algumas melhorias, hoje comuns
Turbocompressor
O turbocompressor é um dispositivo que aumenta a potência e a eficiência de um motor de combustão, usando energia dos próprios gases gerados na explosão para impulsionar uma turbina que por sua vez impulsiona o ar da atmosfera para a câmara de combustão. Pressurizado e resfriado, garante uma explosão mais eficiente e limpa. Antigamente, era relacionado à melhoria do desempenho, hoje é um equipamento essencial para aumentar a eficiência energética dos motores.
Catalisador
Instalado na saída do escapamento e composto de cerâmica e metais nobres, tem a função de promover reações químicas convertendo monóxido de carbono, monóxido de nitrogênio e dióxido de nitrogênio em água, nitrogênio e dióxido de carbono.
Injeção de combustível
A injeção eletrônica desempenha um papel fundamental na redução das emissões, ao proporcionar um controle preciso da mistura de ar e combustível. Pode injetar o combustível diretamente nas câmaras ou nos coletores de admissão.
Filtro CAnister (EVAP.)
O canister é um filtro de carvão ativo que tem como objetivo coletar o vapor do combustível gerado no tanque, filtrá-lo e, assim que a válvula do canister é aberta, liberar esse vapor filtrado para o sistema de admissão do motor.
Redutores de atrito
Boa parte da energia gerada por um motor se perde em forma de calor e por conta do atrito entre as partes (internas e de agregados, até chegar às rodas). Por isso, a indústria investe bastante em lubrificantes e materiais empregados em pistões, anéis e cilindros, para reduzir essas perdas.
HC TRap (armadilha de HC)
O HCT, em baixa temperatura, absorve os hidrocarbonetos e o etanol não queimado emitidos na partida fria do motor flex. Com o aquecimento do gás de escape, eles são liderados pela camada absorvente e convertidos em CO2 na camada catalítica superior, atendendo os limites do PL8.
Sílica nos pneus
Pneus também podem contribuir para a eficiência energética de um veículo. Os chamados pneus verdes usam sílica no composto de suas bandas de rodagem, material que reduz a resistência ao rolamento, conservando a energia de movimento dos veículos.
Aerodinâmica
Reduzir o arrasto aerodinâmico diminui a energia necessária para o veículo romper a resistência do ar ao movimento. Nesse sentido, os designers elaboram as formas da carroceria e de componentes (grades, retrovisores, limpadores de para-brisa).
EGR
O Sistema de Recirculação de Gases de Escapamento (EGR) faz com que os gases obtidos da explosão do combustível retornem à câmara de combustão do motor, reduzindo a temperatura da combustão e eliminando óxido de nitrogênio.
Comando de válvulas
O controle da abertura das válvulas, tempo e amplitude de admissão e escape, é um eficiente recurso para a gestão da queima da mistura de forma a extrair maior energia da queima, aproveitando o potencial existente e tornando o motor mais limpo.
Compacto de 65 cv poderá ser um ‘esportivo acessível’ na linha GR, da Toyota
Toyota Yaris fica mais caro em 2025 mesmo fora de linha
Toyota Corolla Cross europeu se inspira no brasileiro, mas tem privilégios
Toyota aposta que o hidrogênio substituirá o diesel no futuro