Usar sempre o modo eco traz benefícios ou prejudica o carro?
Entenda como funciona o modo de condução que promete menor consumo de combustível (ou de energia) para o carro

Sandro Martins, Rio de Janeiro (RJ)
Feito para economizar combustível, o uso desse modo de condução não irá afetar a vida útil do carro ou as peças do motor, já que esse tipo de condição foi previsto no projeto do carro.
É o que explica a mecânica Luciana Félix. “Não terá nenhum desgaste a mais do que essas peças já teriam durante o tempo de uso normal.”
O efeito dos modos de economia podem variar de acordo com o carro. Em todos, porém, pelo menos as respostas do acelerador serão mais lentas e progressivas, mas muitos também reduzem a atuação do ar-condicionado.
Nos carros automáticos, o câmbio também altera seu comportamento, alcançando as relações mais altas mais rapidamente, o que também melhora o consumo de combustível.
Nos carros elétricos, a potência pode ser limitada, assim como a velocidade máxima do veículo.
Luciana ressalta ainda um ponto para deixar o carro ainda mais eficiente: “É importante olhar o manual do carro para saber como funciona o modo ECO”.
Segundo ela, no livreto você encontrará informações relevantes e dicas de condução para aproveitar ao máximo essa vantagem e, claro, economizar mais. Entre essas informações pode estar, inclusive, o indicativo de pressão dos pneus que reduz o consumo.