Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Tudo o que você precisa saber e fazer antes de trocar de carro

No jogo da burocracia, confira todas as vistorias que devem ser feitas antes e depois de comprar o carro

Por Fernando Miragaya
Atualizado em 21 jun 2021, 11h47 - Publicado em 21 jun 2021, 09h30
Vistoria
(Marcus Penna/Quatro Rodas)

A compra de um carro é como um jogo daqueles que você tem de andar várias casinhas para chegar ao fim e, se adotar uma estratégia correta, vencer.

Antes ou depois de adquirir um veículo, o tabuleiro traz um caminho de etapas burocráticas. Vistorias necessárias para avançar e poder desfrutar do prêmio, que é dirigir com tranquilidade.

Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 8,90. 

São inspeções que devem ser feitas antes de comprar um carro usado, e outras que podem ser realizadas depois de adquiri-lo – aí tanto faz se o modelo é um seminovo ou um zero-km. Só que neste jogo é preciso estar atento para não pegar atalhos ou errar e correr o risco de ter que voltar três casas – ou para o início do jogo.

Escolha as peças

Se você pensa na compra de um usado, talvez seja interessante começar o jogo com a chamada vistoria cautelar. Sim, há diversas empresas que fazem um verdadeiro raio X do veículo. Desde a documentação até o estado de conservação.

Continua após a publicidade

Os peritos checam o histórico dos carros para ver se há multas pendentes, impostos em atraso ou mesmo registro de sinistros, clones e roubos. Também fazem uma vistoria presencial para averiguar as condições do carro, se há sinais que indiquem batidas e se tudo funciona perfeitamente bem.

Toyota Prius
Vistoria pós-revisão: se a rede erra, a gente descobre (Silvio Gioia/Quatro Rodas)

Ao final, é emitido um laudo técnico recomendando a compra ou não daquele carro pelo cliente. Esse tipo de vistoria cautelar pode ser contratado por preços que variam de R$ 200 a R$ 1.000, conforme a abrangência da inspeção.

Ao mesmo tempo, há um serviço mais específico para quem busca o veículo, chamado popularmente de “personal car”. Neste, consultores especializados buscam o carro conforme as necessidades e desejos manifestados pelo cliente em um questionário inicial.

Filtradas as opções de acordo com o perfil, os consultores também fazem uma vistoria minuciosa para ver as condições mecânicas, de uso e também do histórico veicular.

Continua após a publicidade

Então, é emitida uma nota de 0 a 10 em que, de oito para cima, a compra do carro é recomendada. Nesse tipo de avaliação, os planos custam de R$ 600 a R$ 2.000, dependendo do serviço, dos básicos até os mais completos.

“O que eu sempre recomendo é nunca comprar um carro sem uma avaliação técnica profissional. Assim como a compra do imóvel envolve um corretor, o auxílio de uma assessoria é importante para a aquisição de um automóvel”, diz Aline de Lima Deolindo, fundadora e sócia-proprietária da empresa O Carro Ideal.

Comece o jogo

Hora de lançar os dados e de estar atento às inspeções obrigatórias, que podem variar conforme a unidade da federação. Isso porque algumas exigências e os calendários de vistorias costumam ser diferentes em cada Detran estadual.

Também há uma diferença de procedimentos para quem compra carro novo ou usado. A turma do zero-km não precisa fazer vistoria se o automóvel não recebeu nenhuma alteração mecânica profunda ou de caracterização (cor, por exemplo) antes de sair da concessionária. Basta, com a nota fiscal, dar entrada no CRLV e no CRV para fazer o emplacamento.

Mas para quem compra um carro usado a história muda. Isso porque os Detrans, como os de São Paulo, do Rio de Janeiro e de Minas Gerais, costumam exigir uma vistoria para transferência de propriedade. De qualquer forma, o procedimento também pode variar de acordo com a região.

Continua após a publicidade

No estado de São Paulo, as inspeções são realizadas pelas Empresas Credenciadas de Vistoria (ECVs). O dono do veículo precisa acessar o Portal do Detran local (www.detran.sp.gov.br) e escolher uma empresa.

No Rio, são efetuadas nos próprios postos do Detran e devem ser agendadas no site do órgão. Nessas avaliações, se faz a verificação do estado geral do carro e dos pneus, e de funcionamento dos principais equipamentos.

Em algumas unidades da federação há a checagem do nível de emissões. Tais inspeções também são exigidas para outros casos, como baixa de alienação (quando o carro foi adquirido por alguns tipos de financiamento e leasing), transferência ou mudança de registro para outro município ou estado, mudanças nas características do carro ou alteração facultativa para a placa padrão Mercosul.

Quem tem kit GNV 

O dono de um carro com Gás Natural Veicular precisa de umas rodadas a mais. É que o Denatran exige uma inspeção anual no kit de combustível alternativo. O serviço também é feito por empresas credenciadas junto ao órgão nacional de trânsito.

Fiat Grand Siena 1.4 Attractive preparação para GNV (11)

Continua após a publicidade

A lista de companhias homologadas para fazer o serviço está no site do Denatran (https://www.gov.br/infraestrutura/pt-br/assuntos/denatran). A empresa verifica o estado de segurança de todo o sistema, desde os cilindros até a adaptação no motor. A partir daí, é emitido um laudo que vai permitir que o motorista faça a renovação do documento do carro.

Seguro

É fundamental garantir a cobertura do seguro antes de sair rodando por aí. “Sempre é muito importante que o veículo esteja com o seguro para que o proprietário saia com ele. Todos que trabalham com veículos ou seguros têm uma série de histórias de pessoas que bateram imediatamente após deixar a loja. Não vale o risco de forma alguma”, ressalta Emir Zanatto, sócio e COO da TEx, empresa especializada em soluções online para corretoras de seguros.

Para quem compra um carro zero, não há necessidade de inspeção da seguradora. Basta enviar a nota fiscal de compra para o corretor. Nos casos de transferência de seguro, as inspeções podem variar. Em geral, o corretor indica o local para a vistoria. Um profissional avalia carroceria, vidros, quilometragem, entre outros. Após a inspeção, emite um laudo para a mudança na apólice.

O novo seguro é mais barato, mas tem seus pontos negativos

Em tempos de pandemia, as seguradoras têm investido em formas alternativas para realizar as vistorias. De qualquer forma, antes de sair com o carro, certifique-se com o corretor sobre os prazos entre a inspeção e a validação do seguro.

Continua após a publicidade

“Até que a vistoria seja realizada, após a proposta já ter sido emitida pela seguradora, o veículo já está segurado. Porém, é necessário verificar com o corretor os prazos para que seja feita. Se exceder o prazo, a proposta pode ser cancelada por falta de vistoria e, nesse caso, o veículo ficará sem seguro”, observa Zanatto.

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

QUATRO RODAS de junho já está nas bancas!

 

Publicidade

Consulte a Tabela KBB

Selecione o carro que você quer vender ou comprar

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.