Tudo escondido: fabricante mostra como será o interior dos carros do futuro
A simplicidade dos modelos elétricos e a adoção de sistemas autônomos vão mudar o interior dos carros

Na última década, os carros elétricos avançaram muito em diversos aspectos, das baterias aos motores, passando pela tecnologia embarcada. Essas evoluções resultaram na retirada de diversos componentes mecânicos, o que permitiu rever como os automóveis são feitos e como se pode aproveitar melhor a área dedicada ao habitáculo. Normalmente, é a cabine que ganha mais com essas mudanças na construção, com o uso de tecnologias como os dispositivos de condução drive-by-wire (ou seja, usando comandos eletrônicos).
Fornecedora de componentes para o interior de automóveis e com clientes como Stellantis e Volkswagen, a chinesa Yanfeng aproveitou a feira de tecnologia CES deste ano para apresentar sua proposta de como serão os carros do futuro. O conceito foi batizado de Electric Vehicle Interior (“interior de veículo elétrico”), ou EVI.
Todo o projeto foi criado em cima de um possível carro autônomo elétrico, retirando a ideia tradicional de um painel dianteiro para ampliar o espaço dos bancos e trazer o volante para uma tela no console central, que pode ser usada para acessar a internet ou assistir a um filme. Ainda será possível dirigir quando quiser, utilizando a mesma tela como controle e fazendo os pedais saírem de seus esconderijos no assoalho.
Protótipo modular
Todos os principais componentes são eletrônicos, facilitando a instalação e simplificando a produção do veículo. Por utilizar poucas peças móveis, as fabricantes poderão alterar a cabine de acordo com suas necessidades

Dirigir é uma opção
Quando o motorista quiser dirigir, basta um comando para que a tela no console central torne-se o volante, usando um braço articulado para ficar bem à frente do banco do motorista, enquanto o assento é posicionado mais próximo dos pedais.

Leve conforto
Os assentos pesam somente 11 kg, utilizando materiais leves e sustentáveis, combinando fibras naturais com plástico para reduzir o peso total do veículo. Os alto-falantes foram integrados aos encostos de cabeça para liberar espaço.

Olho na tela
Este enorme display pode ser usado como a central multimídia, permitindo assistir a filmes ou olhar as redes sociais. Na hora de dirigir, vira um grande painel de instrumentos e exibe velocidade, autonomia, caminho do GPS e muito mais.

Cadê os pedais?
Este pequeno espaço esconde os pedais do acelerador e freio quando não estão sendo utilizados. Assim o motorista pode esticar as pernas e relaxar enquanto o modo autônomo cuida da viagem.

Volante ou videogame?
A pequena tela passa a mostrar todas as informações e funções necessárias, como ativar as setas, trocar a marcha ou ligar os limpadores do para-brisa.