O SUV médio derivado do Corolla disputa na categoria mais cobiçada do país, mas leva vantagem por ser uma das opções mais acessíveis dentre os SUVs híbridos. A versão eletrificada de entrada é a XRV, de R$ R$ 196.390, mas a XRX, topo de linha, custa R$ 204.329
Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 9,90
A mecânica híbrida é rigorosamente a mesma do Corolla, com o 1.8 flex que trabalha no eficiente ciclo Atkinson para gerar 101 cv e dois motores elétricos instalados dentro da transmissão com 72 cv. A potência combinada foi mantida em 123 cv.
O desempenho também é muito próximo ao do sedã: o Corolla Cross Hybrid até consegue entregar arrancadas vigorosas quando em baixa velocidade, mas suas reações ficam mais lentas conforme a velocidade cresce. Não à toa, em nossa pista precisou de 13,4 s para chegar aos 100 km/h.
A Toyota não esconde que sua intenção foi fazer um SUV urbano e confortável, mas a versão híbrida do Corolla Cross tem um talento especial para isso. Seu acerto de suspensão é ainda mais macio que o do sedã e competente na hora de filtrar ondulações no asfalto.
Nas nossas medições de consumo, sempre feitas com gasolina, cravou 18,3 km/l em regime urbano e 16,9 km/l no rodoviário. Para efeito de comparação, com o sedã conseguimos 20 km/l e 18,4 km/l, respectivamente.
Quanto custa para manter o Toyota Corolla Cross híbrido?
Revisões até 60.000 km: R$ 3.605
Seguro: R$ 2.175
Rede de concessionárias: 216
Valorização: 3,06%
Teste de desempenho – Toyota Corolla Cross XRX Hybrid
Aceleração
0 a 100 km/h: 13,4 s
0 a 1.000 m: 34,8 s – 151 km/h
Velocidade máxima: n/d
Retomadas
D 40 a 80 km/h: 5,4 s
D 60 a 100 km/h: 6,9 s
D 80 a 120 km/h: 9,7 s
Frenagens
60/80/120 km/h a 0: 14,7/25,9/58,3 m
Consumo
Urbano: 18,3 km/l
Rodoviário: 16,9 km/l
Ruído interno
Neutro/RPM máx.: 47,6/- dBA
80/120 km/h: 59,9/68,7 dBA
Aferição
Velocidade real a 100 km/h: 96 km/h
Rotação do motor a 100 km/h em D: n/d
Ficha técnica – Toyota Corolla Cross XRX Hybrid
- Motor: flex, dianteiro, transversal, 4 cil., 16V, 1.798 cm³, 101 cv a 5.200, 14,5 kgfm a 3.600 rpm. Elétricos (2): 72 cv e 16,6 kgfm
- Câmbio: automático CVT, tração 4×2
- Suspensão: McP`herson (dianteira) e eixo rígido (traseira)
- Freios: disco ventilado (dianteira) e disco sólido (traseira)
- Direção: elétrica
- Rodas e pneus: liga leve, 225/50 R18
- Dimensões: comprimento, 446 cm; largura, 183,5 cm; altura, 162 cm; entre-eixos, 264 cm; porta-malas, 440 l; peso, 1.450 kg