Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Teste de produto: R-1 EcoPower

Testamos o tão comentado R-1 EcoPower, mas o resultado ficou longe da melhoria anunciada para o consumo, a potência e o torque

Por Fernando Garcia
Atualizado em 3 Maio 2021, 16h35 - Publicado em 27 jan 2017, 19h17
  • Seguir materia Seguindo materia
  • De longe, o R-1 EcoPower é o produto mais pedido para teste entre leitores da QUATRO RODAS. Afinal, quem não gostaria de um equipamento (mais um!) que promete aumento de desempenho e redução de consumo?

    Com tecnologia japonesa, ele é uma pequena caixa ligada ao polo negativo da bateria, à mangueira do radiador e ao filtro de ar. Sem revelar detalhes técnicos do funcionamento, a empresa responsável pela venda só diz que ele “reduz a energia estática de partes importantes de motores à combustão dos automóveis” e que, assim, consegue melhorar o torque em 10%, a potência em 5% e o consumo em 10%.

    De olho nessa promessa tentadora, pedimos o EcoPower para teste. Ele foi instalado por um dos representantes da empresa, que também acompanhou alguns dos testes em um HB20 1.6 com câmbio manual.

    Abastecido com gasolina, fomos até a Tecnomec, empresa com mais de dez anos de experiência em preparação de motores, para a medição de potência e torque no dinamômetro.

    Sem o R-1 EcoPower, fizemos cinco passagens com médias de 95,5 cv e 12,98 kgfm. Após a instalação, deixamos o motor ligado por 30 minutos, a fim de ajustá-lo ao funcionamento do R-1 e fizemos cinco pas­sa­gens. As médias foram de 96,54 cv e 13,25 kgfm, ou seja, só 1,09% a mais de potência e 2,08% de torque.

    Continua após a publicidade

    Para a avaliação de consumo, realizamos duas baterias: sem o R-1, registramos 10,9 km/l no urbano e 17 km no rodoviário. Depois, com ele instalado, esperamos outra vez os 30 minutos após a instalação. O resultado foi praticamente o mesmo: 10,9 km/l na cidade e 16,8 km/l na estrada.

    Questionado sobre os números, José Roberto Elias Júnior, o representante da marca que nos cedeu o produto para teste, respondeu que no dinamômetro o tempo de 2 a 3 minutos de espera entre as baterias de testes não foi respeitado.

    Antes da publicação deste teste, a empresa alterou o nome do produto para R-1 Power. “Achamos mais conveniente essa mudança, pelo fato de o aumento de potência ser um fator inerente ao produto, mas a economia depende de vários fatores, como o modelo do carro, modo de conduzir, combustível, trânsito e outros.”

    Continua após a publicidade

    Avaliação: R-1 Ecopower

    Teste de produto – Ecopower
    (Marco de Bari)

    Nota: 0

    Comentário: O aumento de potência e torque ficou muito abaixo do prometido e o consumo praticamente não se alterou.

    Continua após a publicidade

    Preço: R$ 749

    Onde comprar: r1power.com.br

    Publicidade

    Publicidade

    Consulte a Tabela KBB

    Selecione o carro que você quer vender ou comprar

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.