Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Teste de Produto: economizador Eco OBD2

Plugado no conector da central eletrônica, o Eco OBD2 não chega nem perto dos 15% de redução de consumo prometidos

Por Fernando Garcia
Atualizado em 3 Maio 2021, 15h32 - Publicado em 5 ago 2016, 17h59

Eco OBD2

A maioria dos dispositivos economizadores de combustível à venda na internet tem o mesmo problema: a explicação técnica do seu funcionamento é sempre meio confusa, obscura ou às vezes nem encontra respaldo no campo da engenharia automotiva.

O Eco OBD2 é diferente. Na teo­ria, ele faz algum sentido: o aparelhinho de 7 x 2 cm vai plugado no conector OBD2 dos carros (fabricados a partir de 1996 nos EUA e de 2010 no Brasil). Assim, ele é capaz de alterar o mapa de gerenciamento do motor para que o consumo de combustível seja reduzido em até 15%.

Desenvolvido para modelos movidos a etanol, gasolina ou com a mistura dos dois combustíveis, o economizador foi instalado em um Hyundai HB20 1.6 16V para um tira-teima. Antes, porém, seguimos as orientações (somente em inglês) do manual de instruções.

Conectamos o aparelho na tomada OBD2 (na maioria dos automóveis está localizada abaixo do painel) e inserimos a chave na ignição e giramos até o primeiro estágio. Depois, pressionamos o botão de reset por 5 segundos e aguardamos entre 30 e 54 segundos, que é o tempo que o dispositivo teria para estabelecer a conexão com o módulo de injeção. Feito isso, foi só dar a partida no motor: pronto, o procedimento da instalação estava concluído.

Continua após a publicidade

Só que antes de fazer qualquer medição, é necessário rodar 200 km para que o equipamento se ajuste às configurações da central eletrônica do veículo, conforme as recomendações contidas na embalagem.

Carro abastecido com gasolina e o Eco OBD2 devidamente instalado, fomos até a nossa pista de testes na cidade de Limeira (SP) para fazer as medições de consumo de combustível. Com o economizador ligado, o HB20 registrou 11,2 km/l no ciclo urbano e 16,0 km/l no rodoviário. Depois de retirar o equipamento, voltamos à pista para repetir as medições nos mesmos moldes do primeiro teste. Os números obtidos foram os mesmos: 11,2  km/l na cidade e 16,0 km/l na estrada.

Vendido pelo Mercado Livre ao preço médio de R$ 62,90, o Eco OBD2 só serviu mesmo para ficar piscando sob o painel.

Avaliação: Eco OBD2

Eco OBD2

Continua após a publicidade

O dispositivo Eco OBD2 não conseguiu nenhuma redução de consumo.

Nota: 0

Preço médio: R$ 62,90

Compre: mercadolivre.com.br

Publicidade

Consulte a Tabela KBB

Selecione o carro que você quer vender ou comprar

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.