Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Teste de produto: economizador de combustível reduz mesmo consumo em 20%?

Será que duas pequenas peças com ímãs conseguem uma redução no consumo de combustível entre 12 e 20%?

Por Rodrigo Ribeiro
Atualizado em 1 jul 2021, 17h28 - Publicado em 28 mar 2019, 07h00
Fuel Buddy 2
O economizador Fuel Buddy tem de ser instalado em volta da mangueira de combustível (Fernando Garcia/Quatro Rodas)

Diante das constantes altas no preço dos combustíveis, reduzir o consumo do seu carro seria maravilhoso, não?

Então, como não ficar tentado a comprar o economizador americano Fuel Buddy, que promete baixar o gasto com combustível entre 12 e 20%, dependendo do modelo do carro.

Importado dos EUA e vendido por R$ 550, ele consiste em duas placas imantadas que são instaladas em volta da mangueira de combustível, como um sanduíche.

Depois de conseguir o produto diretamente com a Enecon Brasil, o distribuidor oficial do Fuel Buddy no país, seguimos a bordo de um Chevrolet Cruze 1.4 Turbo LTZ até a  nossa pista de Limeira (SP), onde testamos todos os carros que saem nas reportagens de QUATRO RODAS.

Continua após a publicidade

As avaliações contaram com a ajuda do nosso piloto de testes Jorge Luiz Alves, que fez as mesmas medições de consumo antes e depois de instalar o aparelhinho.

Sem o Fuel Buddy, registramos 11,1 km/l no ciclo urbano e 14,7 km/l no rodoviário, lembrando que utilizamos a gasolina, conforme recomendado pelo representante do produto no Brasil.

Para nossa surpresa, o que parecia ser apenas localizar o duto de combustível e prender as duas partes imantadas com tiras plásticas, foi bem mais complicado.

Continua após a publicidade

Tivemos de desmontar a capa plástica que cobre o motor e, depois, envolver a mangueira com as duas peças numa área de difícil acesso.

A recomendação da fábrica é que os ímãs fiquem alinhados na direção do fluxo da gasolina. Para orientar o usuário, há uma etiqueta com uma seta indicadora.

Já instalado, repetimos o teste, que é o mesmo que usamos para medir os principais lançamentos das montadoras, e os dados obtidos foram praticamente os mesmos: 11,1 km/l na cidade e 14,6 km/l na estrada.

Continua após a publicidade

Questionado sobre o resultado, o diretor da Enecon Brasil, Gilberto Alves dos Santos, diz que não reconhece o teste da QUATRO RODAS, pois ele deveria ter sido “realizado em uma bancada sem a interferência do elemento humano”, seguindo as normas da ABNT e com prazo maior na duração dos testes.

Avaliação – Fuel Buddy

Produto Fuel Buddy
(Reprodução/Internet)

Cumpre o que promete?: Não
Nota: 0
Comentário: O Fuel Buddy, além de caro, não chegou nem a 1% de redução no consumo.
Preço médio: R$ 550,00
Compra: eneconbrasil.com.br

Publicidade

Consulte a Tabela KBB

Selecione o carro que você quer vender ou comprar

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.