Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Teste de Produto: bomba a vácuo para desamassar a lataria

O Powr-Grip é uma bomba a vácuo desenvolvida para ajudar a desamassar a lataria. Pena que na hora H ela negou fogo

Por Fernando Garcia
Atualizado em 3 Maio 2021, 10h05 - Publicado em 8 abr 2016, 21h13

Powr-Grip

Já aconteceu de você demorar para levar seu automóvel para consertar um pequeno amassado apenas porque não queria ficar um ou dois dias a pé? Não seria uma maravilha poder fazer esse tipo de reparo em casa mesmo e sem afetar a pintura? Pois isso já é possível (ou quase, como veremos a seguir). Existe hoje no mercado uma bomba a vácuo que promete ajudar em pequenos serviços de funilaria caseira.

Importada dos Estados Unidos, a Wood’s Powr-Grip (escrito assim mesmo, em vez de “Power”) traz uma ventosa de 8 cm de diâmetro, que é presa na lataria, no amassado. Para criar o vácuo, pressiona-se a válvula até o nível indicado. Depois, é só puxar o gancho em forma de T até colocar a lataria na posição original. Na teoria é fácil, mas na prática…

O site do importador diz que a ventosa oferece uma ótima aderência mesmo em lugares curvados e é ideal para profissionais que trabalham com funilaria e serviços de martelinho de ouro. Consultada, a empresa confirmou que o produto também se destina a leigos que desejam fazer o conserto em casa.

Continua após a publicidade

Mas, por via das dúvidas, preferimos chamar um profissional do setor para nos ajudar no teste, no caso o funileiro Robson Michelin, da oficina Arcoverde Serviços Automotivos. Há mais de 40 anos, ele trabalha com funilaria em geral, incluindo o tradicional martelinho de ouro.

A prova de fogo foi em um Peugeot 206 SW preto, cuja carroceria trazia vários amassados, desde os pequenos – com e sem vincos – até os maiores. Mesmo manuseada por um profissional, a bombinha tem uma base emborrachada que se soltou na maioria das tentativas, apesar de toda a pressão do vácuo aplicada sobre a chapa de metal. “E quando consegui prender a ventosa, o máximo que consegui foi tirar um amassadinho que tinha perto do para-lama”, concluiu Robson. “Ainda havia outro problema: depois que coloquei a carroceria  no lugar, ficou um pequeno vinco no metal. Ou seja, faltava o reparo final de um profissional para deixar tudo lisinho.”

Vendido por R$ 269, o produto não seria um mau negócio se funcionasse corretamente. O reparo médio de um pequeno amassado num serviço de martelinho de ouro custa, em média, de R$ 150 a R$ 300. Portanto, com apenas um conserto ele poderia se pagar. Só que não.

Continua após a publicidade

Powr-Grip

Bomba Powr-Grip

Nota: 2.0

Ela deveria desamassar repuxando a parte da lataria danificada, mas não funcionou no nosso teste

Continua após a publicidade

Preço médio: R$ 269

Compre: ferramentasmartelinho.com

Publicidade

Consulte a Tabela KBB

Selecione o carro que você quer vender ou comprar

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.