Em geral, veículos elétricos trazem recursos de condução autônoma que, de maneira ativa, evitam vários acidentes. A falta de combustível líquido também diminui as chances de incêndio, mostram dados dos EUA e da Austrália, mas, quando pegam fogo, os EVs dão imenso trabalho aos bombeiros.
Culpa da avalanche (ou fuga) térmica: é o processo no qual as células das baterias liberam calor e geram uma química que produz mais calor e aumenta a reação num processo descontrolado.
Brigadistas chegam a utilizar 170.000 litros d’água para socorrer um carro elétrico (até 90 vezes mais do que seria gasto num equivalente a gasolina), e já há protocolos para que simplesmente deixem o veículo queimar e cuidem de proteger as imediações. É algo que ajuda a explicar tantos incêndios catastróficos de EVs que vemos na internet.
Para evitar que se chegue a esse ponto, a norte-americana PPG desenvolveu um produto, batizado de Corachar SE 4000B, que já vem sendo oferecido para montadoras no Brasil. Ele consiste numa resina epóxi que é colocada logo acima do compartimento de baterias do carro. Seu papel é conter a avalanche térmica, de modo que o fogo até danifique as células, mas não destrua o veículo.
Pensado no ritmo de uma fábrica, o Corachar pode ser aplicado por robôs, que o borrifam em spray sobre a peça. O revestimento tem apenas 0,06 cm de espessura e pesa menos de 1 kg, mas promete aguentar até 1.200 oC por 30 minutos, permitindo uma resposta segura dos ocupantes e socorristas.
Além da fórmula química da PPG, o truque está na propriedade intumescente do material, que se expande quando aquecido e, assim, melhora seu isolamento térmico. Há compatibilidade com diferentes tipos de baterias e até um efeito colateral positivo: a maior estabilidade da temperatura permite carregamento mais rápido.
Brigada antifogo
Diferentes fatores contribuem para as chances de incêndios em carros elétricos. Como o resultado é quase sempre catastrófico, a prevenção do fogo se torna ainda mais importante
Troca fácil – O Corachar, depois de exposto ao fogo, tem possibilidade de ser trocado. Inclusive apenas nas células incendiadas.
Aplicação rápida – Montadoras precisam só de um aplicador-robô para, em segundos, instalar o Corachar em seus carros elétricos.
Perigo iminente
Conheça os principais fatores de risco de incêndio num EV