Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Retífica dos discos de freio pode piorar a frenagem do carro?

O ajuste perfeito e o controle do desgaste são fundamentais para que o carro tenha uma boa frenagem

Por Leonardo Barboza
23 abr 2023, 20h36
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O freio perde eficiência após o disco ser retificado obedecendo à espessura mínima?

    Renan Senra, São Caetano do Sul (SP)

    Sim. Quem responde é o promotor técnico da Hipper Freios, Domingos Felice. Segundo ele, todos os discos e tambores de freio têm gravadas as especificações de medidas mínimas para uso seguro e eficiente.

    Como a retífica dos discos é um processo de desbaste que nivela a superfície de atrito do disco, é preciso estar atento à espessura. “Uma vez atingida a medida indicada como limite, o componente deve ser substituído, pelo motivo de não suportar uma condição extrema de frenagem, bem como sua dissipação térmica, comprometendo a eficiência e a segurança”. 

    Vale ressaltar que danos como empenamento (quando o disco sofre um choque térmico, como ao passar por poças d’água após uso intenso) ou danos provocados por pastilhas desgastadas podem antecipar a troca do disco.

    Continua após a publicidade

    Em alguns casos é possível trocar as pastilhas e manter o disco, desde que ainda tenha material de desgaste, esteja dentro da tolerância mínima, e que haja o aval da fabricante (que normalmente exige a retífica do disco) nos manuais de revisão e reparo.

    Fazer o contrário, porém, é garantia de prejuízo: pastilhas gastas podem danificar os discos de forma irreversível e aumentar os custos com a manutenção.

    Outras situações

    Orifícios no disco de freio que indicam a necessidade ou não da troca do disco
    Orifícios no disco de freio que indicam a necessidade ou não da troca do disco (Divulgação/Volkswagen)
    Continua após a publicidade

    Alguns carros, inclusive, têm furos nos discos que indicam o momento certo de fazer as manutenções nos discos e pastilhas. Nos Volkswagen nacionais, a partir da terceira geração do Gol (2008) os discos têm dois furos que servem como indicadores de desgaste.

    Compartilhe essa matéria via:

    Alguns carros ainda tem um indicador de desgaste das pastilhas, que aciona uma luz-espia no painel. Um ruído metálico ao frear também pode ser um indicativo de que as pastilhas chegaram ao final de sua vida útil.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.