O rompimento de uma membrana de uma válvula (chamada PCV) dos motores Firefly de três cilindros (e seis válvulas) tem assustado os proprietários de Argo e Uno, caso do gerente de contas Tiarles de Carli, de Cachoeirinha (RS), dono de um Fiat Uno Attractive 2017.
“Meu carro começou a fazer um barulho como se estivesse sem lubrificante. Na oficina, disseram ser o conhecido problema da obstrução da válvula PCV, utilizada para a circulação de vapor do óleo lubrificante”, lembra Tiarles.
“O problema é o valor da peça nas concessionárias”, relata a motorista Maria Helena da Silva Nunes, de Sapucaia do Sul (RS), dona de um Fiat Argo Drive 1.0 2018, o qual, além do barulho, exalava cheiro de óleo e fumaça, entrando pelos dutos de ventilação. Na oficina informaram que a membrana da válvula PCV havia se rompido e que a melhor opção é a peça genuína, que custa mais de R$ 1.100, fora a mão de obra, no valor de R$ 220”, afirma Maria Helena.
“O barulho do meu carro aconteceu quando o carro tinha apenas 20.000 quilômetros rodados e menos de dois anos de uso. Na concessionária, me disseram que esse defeito não tinha garantia e pediram R$ 1.340 para trocar a membrana com a tampa de válvulas”, diz o dono de um Argo Drive, de Belo Horizonte, que preferiu não se identificar.
De acordo com os proprietários dos carros avariados, caso não seja colocada a peça original, há chance de a falha voltar a acontecer. Esse mesmo motorista de Belo Horizonte é testemunha de que componentes do mercado de reposição não resolvem. “Assisti vídeos sobre o problema, comprei a peça e eu mesmo troquei, mas o defeito aconteceu novamente.”
“O sistema de ventilação do cárter entope e ocorre um acúmulo de pressão muito grande, o que acaba gerando problemas que podem variar desde fumaça branca no escapamento até ruído anormal vindo do motor, semelhante a um grito agudo”, explica o atendente de uma oficina multimarcas de Porto Alegre (RS).
Essa falha ocorre com o motor de três cilindros Firefly 1.0 6v desde 2016. Hoje, esse motor equipa o Argo e o recém-lançado Peugeot 208 1.0.
Em resposta, a assessoria de imprensa da Stellantis informou que não possui conhecimento do problema mencionado e não tem localizado histórico de atendimento dos veículos citados pela reportagem, mas se colocou à disposição dos clientes por meio de seus canais de atendimento e da rede de concessionárias.
O Povo reclama
“Meu carro começou com o barulho e ao levar na concessionária pediram R$ 1.800 para trocar toda a parte de plástico que fica na parte de cima cobrindo o motor. Comprei a peça por R$ 125 e o mecânico cobrou R$ 50 pela mão de obra.” Roberto Goetten Zuchinalli Jesuino, engenheiro industrial, Redenção (PA), dono de um Argo 2020
“A membrana de silicone do meu carro rompeu após ressecar e começar um barulho muito alto. Parece rolamento da caixa, por exemplo, e quando desliga o carro faz um barulho como se fosse um uivo.” Tanure Castro, mecânico de motos, Belo Horizonte (MG), dono de um
Argo Drive 2019