Lançado em 2017, já como modelo 2018, o Renault Kwid enfrentou diversos problemas de qualidade na estreia, os quais foram sendo corrigidos com o passar do tempo.
As primeiras unidades que chegaram ao mercado (e outras não tão pioneiras assim) seguem com os defeitos que mais cedo ou mais tarde se manifestam. Um desses problemas está na tampa das válvulas do motor, que resulta em vazamento de óleo.
Segundo funcionários de uma concessionária Renault, em Minas Gerais, o defeito é conhecido e ocorre, principalmente, com modelos fabricados entre 2018 e 2020. “Até dois anos atrás era preciso requerer a troca em garantia para a Renault, mas, por causa dos inúmeros casos atendidos, hoje a peça é trocada mais rapidamente”, revela um atendente.
De acordo com ele, era necessário filmar a tampa de válvulas sobre uma superfície plana mostrando o empenamento da peça ou a quantidade insuficiente de material de vedação. A troca gratuita, porém, só acontece para os veículos que ainda estão cobertos pela garantia, que é de três anos ou 100.000 km.
Sorte do motorista de aplicativo Rafael Oliveira Soares, de Paulista (PE), dono de um Kwid Zen 2020. “Com menos de 70.000 km rodados, o motor do meu carro perdeu força e notei o vazamento pela tampa de válvulas e que o local das velas está cheio de óleo”, conta Rafael.
Mas há os que reclamam que a troca da peça não é a solução definitiva, como afirma o caminhoneiro Uelington de Oliveira Gurgel, de Diadema (SP), dono de um Kwid Intense 2018. “Todas as vezes que levei meu carro para a concessionária trocaram a tampa das válvulas. O óleo do motor escorre pela lateral direita, próximo à corrente de comando e some todo após rodar menos de 3.000 km. Por isso resolvi vender o carro”, conta.
As oficinas independentes especializadas em Renault também conhecem a falha. “Nos últimos dez meses trocamos mais de cinco tampas de válvulas do Kwid, isso sem contar os proprietários que pedem apenas para renovar a cola e em menos de 15 dias voltaram com o mesmo problema”, diz um mecânico de Porto Alegre (RS), que pediu para não ser identificado.
Consultada, a Renault diz que os problemas relatados eram pontuais e todos os casos foram resolvidos.