Renault Kardian tem problemas em câmbio, central e freios, relatam donos
Proprietários insatisfeitos apontam falhas do Renault Kardian; fábrica diz que são ocorrências pontuais

Diferentes tipos de problema que atingem diferentes unidades do Renault Kardian têm transformado esse carro em tema de mensagens que os proprietários nos escrevem e também enviam para sites como o Reclame Aqui. As queixas se concentram em pelo menos três assuntos, relatados a seguir.
Um deles é o mau funcionamento da central multimídia, sujeita a interferências eletromagnéticas.
“A Renault disse ser comum na minha cidade, assim como em grandes centros, como a Avenida Paulista, em São Paulo”, afirma o engenheiro André Luiz Eliseu Araújo, de Santa Rita do Sapucaí (MG), dono de um Kardian Première 2024.

Além dele, encontramos mais cinco casos semelhantes no grupo do Facebook Kardian Renault Club, e outros dez no site Reclame Aqui.
Outra reclamação diz respeito ao câmbio, que, sem mais nem menos, nos congestionamentos, envia mensagens ao painel pedindo para o motorista colocar a alavanca na posição P, de Parking. E esse problema persiste mesmo após a substituição da caixa de marchas pela concessionária, segundo o dono de um Kardian Première 2024, de Guará (DF), que não quer ser identificado.

Mas esse defeito foi mencionado por oito integrantes do perfil do Facebook e também foi tema em outros cinco registros no Reclame Aqui (um deles falando de quebra do câmbio aos 1.000 km). “A solução é desligar e ligar o carro para o aviso sumir”, explica um dos proprietários.
A terceira queixa trata dos freios, que já foram alvo de recall em julho de 2024. O problema, que naquela ocasião era com os parafusos dos tambores das versões Evolution, aparentemente não tem relação com os relatos de agora, que falam em travamento e falha na atuação.
“Cheguei a perder o freio durante uma manobra de estacionamento”, conta uma moradora de Campinas (SP), dona de um Kardian. Sobre esse defeito há dez relatos no Reclame Aqui.
A Renault analisou os relatos citados por nós e respondeu que são “casos pontuais e não correlatos”. E que os clientes que buscaram o Serviço de Atendimento da fábrica “foram atendidos ou estão com suas tratativas em atendimento pela empresa”.
O POVO RECLAMA
“Multimídia extremamente lenta, às vezes desconecta e não conecta até que desligue e ligue o carro.”
Celso de Almeida Junior, publicitário, Jundiaí (SP), dono de um
Kardian Evo 2024
“Com cerca de 7.000 km rodados, apresentou um desgaste completo das pastilhas de freio na roda do passageiro, o que danificou o disco de freio. A Renault classificou como ‘desgaste natural’, mas fizeram o reparo como ‘cortesia’”.
Relato adaptado do Reclame Aqui de motorista de São Paulo, dona de um Kardian 2024