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Raros e caros: os carros que sofrem com medidas de pneus exclusivas

Alguns carros usam pneus de medidas tão específicas que parecem feitos especialmente para eles. Muitos são mesmo, como um certo sapato de cristal

Por Henrique Rodriguez
Atualizado em 28 out 2022, 16h13 - Publicado em 28 out 2022, 15h38
Elegante, o C4 de cinco lugares parece ser da linha DS
Elegante, o C4 de cinco lugares parece ser da linha DS (João Mantovani/Quatro Rodas)
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Não é conto de fadas, mas certas medidas de pneus só têm aplicação em alguns carros, para os quais, muitas vezes, foram desenvolvidos com exclusividade.

Necessidades específicas quanto a dinâmica, eficiência ou design, porém, podem limitar a oferta desses pneus no mercado de reposição.

A demanda rege o mercado de reposição, mas a produção de pneus também é comandada pela fabricação de carros novos. É por isso que após anos sem carros zero-km com pneus aro 13 suas variações estão desaparecendo das marcas mais tradicionais.

Medidas como a 145/80 R13, dos Fiat 147 e dos primeiros Mille, hoje só são oferecidas por marcas importadas desconhecidas.

Ao longo dos anos, muitos proprietários também acabaram optando por pneus mais largos e/ou de perfil mais baixo, até mais baratos.

 

É preciso atenção, porém: mudar o perímetro total do pneu influencia o desempenho e o velocímetro e pneus mais largos podem, eventualmente, raspar dentro das caixas de roda.

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Algumas medidas são tão ingratas que pouquíssimos carros usam. Os 215/55 R16 calçam carros tão distintos quanto Audi A6, Chrysler Stratus e Citroën C4 Picasso.

Os 185/55 R15 dos Fiat 500 são compartilhados apenas com o Peugeot 306 e alguns Renault Clio.

MEDIDAS INGRATAS
(Reprodução/Quatro Rodas)
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Outras são praticamente exclusivas, caso dos 175/55 R15 usados no eixo dianteiro do Smart ForTwo e que custam entre R$ 600 e R$ 780. Mas os 195/55 R15 da traseira são tão mais comuns (Civic, Polo e Ka), que custam cerca de R$ 350, cada.

Mais específicos que esses, só os do elétrico BMW i3, desenvolvidos com exclusividade. São grandes e muito estreitos, o que reduz a área de contato com o piso, mas também diminui o risco de aquaplanagem, a resistência a rolagem e a resistência aerodinâmica.

Para piorar, são quatro variações diferentes, porque os pneus traseiros são mais largos que os dianterios: 155/70 R19 e 175/60 R19, e 155/60 R20 e 175/55 R20.

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Os preços variam entre R$ 1.100 e R$ 1.900, por pneu. Isso quando não é necessário encomendar esses pneus em concessionárias BMW.

Esta também costuma ser uma rotina comum para proprietários de carros com pneus run flat, que podem ser até três vezes mais caros, fazendo os motoristas recorrerem a pneus normais.

E os lojistas optam por não manter uma variedade de run flat em estoque.

Os preços mencionados aqui foram apurados em sites de lojas independentes e de fabricantes de pneus.

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