O BYD Song Plus, híbrido plug-in mais barato do Brasil, foi também o mais vendido de 2023 e é o modelo com maior volume de vendas da marca chinesa.
Este SUV grande (como o Jeep Commander), tem peças de aço escovado sobre a grade frontal, ao redor dos vidros e sobre a lanterna traseira. para dar ares de sofisticação. Mas seu cartão de visitas está nos faróis full-led com projetores e nas lanternas com seta progressiva de led unidas por uma régua horizontal.
Por dentro há pouco plástico duro e muito material que imita couro, quadro de instrumentos digital, banco do motorista com ajuste elétrico e a central multimídia de 12,8 polegadas deu lugar a uma de 15,6 polegadas na linha 2025.
O Song Plus 2025 também tem uma evolução mecânica. Não mudaram nenhum dos dois motores, nem o 1.5 aspirado a gasolina de 110 cv e nem o elétrico, de 179 cv, integrado ao câmbio CVT. Mas a bateria com modestos 8,3 kWh do carro lançado no finalzinho de 2022 já foi trocada por uma com 18,3 kWh. Se antes a autonomia elétrica era de 29 km, agora poderá ser pouco mais que o dobro – a fabricante não divulgou o número de acordo com o padrão PBEV, do Inmetro.
O Song Plus com bateria menor fez bons números de consumo, com 22,2 km/l, na cidade, e 19,6 km/l, na estrada, segundo nossos testes. Agora é preciso saber se o peso extra da bateria de maior capacidade implicará em uma piora no consumo.
Contudo, essa evolução do BYD Song Plus após apenas um ano e meio do seu lançamento no Brasil não implica nos custos das suas peças e manutenções. Os que mais assustam são o do retrovisor e o das revisões até os 60.000 km – daí a importância de negociar os cinco anos de revisões gratuitas. A BYD, inclusive, acaba de aumentar a garantia dos seus carros para seis anos.
Quanto custa para manter um BYD Song Plus?
Revisões até 60.000 km: R$ 7.740
Seguro: R$ 3.496
Rede de concessionárias: 18
Desvalorização: —
Garantia: 6 anos
Preços das peças do BYD Song Plus
Ficha Técnica do BYD Song Plus
Motor: gasolina., dianteiro, transversal, 4 cil., 16V, 1.497 cm³, 110 cv, 13,8 kgfm. Elétrico, dianteiro, 179 cv, 32,2 kgfm. Total: 235 cv e 40,8 kgfm
Autonomia elétrica: 29 km (bateria de 8,3 kWh)
Câmbio: CVT, tração dianteira
Direção: elétrica progressiva, 11,1 m (diâmetro de giro)
Suspensão: McPherson (diant.), multilink (tras.)
Freios: disco ventilado (diant.), disco sólido (tras.)
Pneus: 235/50 R19
Dimensões: compr., 470,5 cm; larg., 189 cm; alt., 168 cm; entre-eixos, 276,5 cm; peso, 1.700 kg; porta-malas, 574 litros; tanque, 52 litros