Lançado em outubro de 2020, o SUV topo de linha da Caoa Chery Tiggo 8 leva sete passageiros e impressiona por apresentar boa qualidade de acabamento e agradar em dirigibilidade, desempenho, segurança e conforto. Atualmente, custa R$ 185.890
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Suas peças têm bom aspecto e estão bem encaixadas. Os vãos da carroceria não são estreitos como os vistos em alguns modelos do segmento premium – como os japoneses da Lexus, que se destacam nesse aspecto –, mas são uniformes, o que é um indicativo de qualidade.
O Tiggo 8 se destaca pela quantidade de equipamentos de série – apresentado em apenas uma versão, o Caoa Chery não tem opcionais. A lista de itens inclui seis airbags, câmera 360 graus, detector de pontos cegos, faróis e lanternas com leds, ESP, assistente de partida em rampas, freio automático de descida e uma coleção de sensores de chuva, luz, estacionamento e de pressão e de temperatura dos pneus. O painel é digital (12,3”) e a central multimídia (10,25”) é compatível com o sistema Apple CarPlay e tem HD próprio com capacidade de 5,45 gigabytes.
Na cabine ainda há luz ambiente, bancos elétricos, ar-condicionado bizona com saídas traseiras, chave presencial e teto solar. Um recurso interessante do Tiggo 8 é a existência da terceira fila de bancos, totalizando sete lugares, onde os dois assentos extras não são necessariamente destinados a duas crianças.
Nesses postos, ainda que com os joelhos posicionados mais altos que os quadris, dois adultos conseguem viajar desde que o espaço seja negociado com o pessoal da segunda fila, uma vez que esses assentos correm sobre trilhos e podem ser colocados um pouco mais avançados.
A abertura automática do porta-malas também merece destaque porque ela dispensa o motorista de passar o pé sob o para-choque, uma atitude que pode ser constrangedora se a pessoa não localiza o sensor na primeira pedalada.
Na configuração de sete lugares, o porta-malas do Tiggo 8 praticamente desaparece: fica com 193 litros de capacidade. Mas, com cinco lugares, o espaço vai a 889 litros.
O Tiggo 8 é equipado com motor 1.6 16V com turbo, intercooler e injeção direta de combustível que rende 187 cv de potência e 28 kgfm de torque, acoplado ao câmbio automatizado de dupla embreagem e sete marchas.
Em nossa pista, o SUV andou bem. Ele acelerou de 0 a 100 km/h em 8,7 segundos e ficou com as marcas de 11,1 km/l, na cidade, e 12,8 km/l, na estrada – sempre abastecido com gasolina.
Quanto custa para manter o Caoa Chery Tiggo 8?
- Revisões até 60.000 km: R$ 5.092
- Seguro: R$ 2.867
- Rede de concessionárias: 80
- Desvalorização no primeiro ano: –
- Preço: R$ 185.890
Preço das peças do Caoa Chery Tiggo 8?
TESTE – Caoa Chery Tiggo 8
- Aceleração
0 a 100 km/h (s): 8,7
0 a 1.000 m (s; km/h): 29,8/178,6 - Velocidade máxima (km/h*): n/d
- Retomadas
D 40 a 80 km/h (s): 3,8
D 60 a 100 km/h (s): 4,9
D 80 a 120 km/h (s): 5,7 - Frenagens
120/80/60 km/h – 0 (m): 59/25,8/14,5 - Consumo
Urbano/rodoviário (km/l): 11,1/12,8 - Ruído interno
PM/ Rot. máx./80/120 km/h (dBA): 36,2/66,9/63,4/69,6 - Aferição
Velocidade indicada (km/h): 100
Velocidade real (km/h): 97
Rotação do motor (rpm): 1.700 - Seu bolso
Preço (R$): 168.600
Garantia (anos): 3
Concessionárias: 80
Ficha técnica – Caoa Chery Tiggo 8
- Motor: gasolina, dianteiro, transversal, 4 cilindros, turbo, intercooler, injeção direta, 16V, 1.600 cm3; 187 cv a 5.500 rpm, 28 kgfm a 2.000 rpm câmbio: automatizado de dupla embreagem, 7 marchas, tração dianteira
- Direção: elétrica progressiva
- Suspensão: McPherson (dianteira), multilink (traseira)
- Freios: disco ventilado (dianteiro), sólido (traseiro)
- Rodas e pneus: 235/55 R18
- Dimensões: comprimento, 470 cm; largura, 186 cm; altura, 170,5; entre-eixos, 271 cm; vão livre do solo, 21,2 cm; geometria (em graus), ataque, 20; saída, 23, rampa, 47%; porta-malas, 193/889/1.930 l; tanque de combustível, 51 l; peso, n/d