Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Qual a diferença entre tração 4WD e tração AWD?

Siglas são utilizadas pelas marcas para denominar sistemas diferentes de tração 4x4

Por Da Redação
Atualizado em 3 Maio 2021, 16h31 - Publicado em 2 jan 2017, 15h29
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Tração integral do Audi Q7
    ()

    Qual a diferença entre tração 4WD e tração AWD? – Roberto Justino, Goiânia (GO).

    Essa é uma questão aparentemente simples, mas que permite mais de uma interpretação. Primeiro, vamos falar sobre o termo 4×4, que significa que, das quatro rodas existentes em um veículo, as quatro são motrizes (carros com tração apenas na dianteira ou na traseira, portanto, são sempre 4×2).

    Em termos literais, todo automóvel 4×4 pode ser chamado de 4WD (4-wheel drive, ou tração nas quatro rodas) e AWD (all-wheel drive, ou tração integral), sem distinção.

    Na prática, porém, a maior parte dos fabricantes adota a sigla 4WD para veículos com capacidade off-road, como jipes e picapes, que permitem ao motorista escolher o tipo de tração, que pode passar de 4×2 para 4×4 por meio de uma alavanca ou botão.

    Mitsubishi ASX AWD

    Continua após a publicidade

    Em veículos desse tipo, a força do motor geralmente é enviada por igual a todas as rodas em modo 4×4. Isso pode ser um problema em curvas, pois a roda de fora sempre percorre uma distância maior do que a de dentro. Por isso, esse modo de tração não deve ser usado em estradas de asfalto, apenas em condições off-road.

    O que é AWD?

    Já a sigla AWD tradicionalmente é adotada por automóveis que possuem tração integral permanente, ou seja, sempre ativada. Tais sistemas conseguem variar o envio de torque de uma roda para a outra ou até de um eixo para o outro, aumentando a estabilidade e a aderência do veículo – como no caso de Mitsubishi Lancer Evo, Subaru WRX e a linha quattro da Audi.

    Há uma série de variações técnicas e diferentes recursos dentro dessas duas linhagens básicas de tração integral sob demanda e permanente (como picapes com tração 4×4 permanente e veículos de passeio com tração 4×4 sob demanda).

    Continua após a publicidade

    Mais importante aqui, porém, é perceber que os termos 4WD e AWD podem ter outro entendimento.

    Por exemplo: um veículo com três eixos (seis rodas) e tração em apenas dois eixos (quatro rodas) pode ser classificado como 4WD, mas não como AWD, pois nem todas as rodas são motrizes.

    Já uma motocicleta com tração nas rodas dianteira e traseira (sim, elas existem) é um veículo AWD, mas não 4WD, pois não possui quatro rodas.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.