Por que, em veículos com motor turbo, existe uma bomba de vácuo adicional para o freio? – Neto Luís, Mairiporã (SP)
Quem explica é o engenheiro Erwin Frankieck, diretor do Instituto SAE 4Mobility. Segundo ele, o sistema de freio precisa de uma bomba de vácuo suplementar nos carros equipados com motor turbo porque, na maioria das vezes, o coletor de admissão (que é de onde vem o vácuo), nesses motores, trabalha pressurizado.
Em motores mais antigos, aspirados, o vácuo usado pelo servofreio é gerado pela aspiração do ar no coletor de admissão. As bombas de vácuo não são novidade entre os motores turbo, mas antes eram mecânicas e acionadas pelo próprio motor.
Mas a utilização da bomba de vácuo se estende aos motores com injeção direta e/ou com comando da válvula variável. A presença de válvulas de ar, sistema EGR e atuadores também pode exigir uma bomba de vácuo. A pressão gerada por elas geralmente varia entre 0,7 a 0,9 bar.