Por que os sedãs não têm limpador no vidro traseiro? – David Beraha, São Paulo (SP).
O uso de limpador no vidro traseiro é determinado principalmente pelo formato do veículo e suas características aerodinâmicas.
Um sedã tende a possui coeficiente aerodinâmico menor (ou seja, mais eficiente) que um hatch ou perua – na QUATRO RODAS, é comum ver carros com a mesma mecânica mas carrocerias diferentes serem mais rápidos nas versões sedã.
Os hatches ou peruas, com traseira truncada, geram em movimento uma região de sucção ou “vácuo” na traseira desses veículos, que suga sujeira, pó e outras contaminantes que são depositados no vidro, dificultando a visibilidade para trás.
Aliás, esse fenômeno pode ser perigoso se o posicionamento da saída dos gases de escape não for correta e permitir a sucção de monóxido de carbono para o interior do carro, em veículos cujo vidro traseiro pode ser baixado ou basculado.
Sedãs têm aerodinâmica melhor que hatches
Entretanto, esse fenômeno é reduzido em veículos com porta-malas prolongado, caso dos sedãs. Repare na foto abaixo que o fluxo de ar continua pelo vidro traseiro, ao contrário do que ocorre num hatch. Em velocidades mais elevadas, isso ajuda a escoar a água do vidro, eliminando a necessidade de um limpador.
O problema, como os donos de sedãs bem sabem, é que em velocidades mais baixas (como ao dar ré debaixo de chuva) a ausência de um limpador pode atrapalhar bastante a visão do motorista caso o vidro traseiro esteja todo molhado.
Problemas com o design
Há outra razão técnica para os sedãs não terem limpadores atrás: a dificuldade de instalação. Em hatches e peruas, o vidro traseiro é parte integrante da tampa do porta-malas, facilitando a instalação do mecanismo do limpador na própria tampa.
Já em sedãs, a tampa do porta-malas é separada, começando logo abaixo da base do vidro. Além de esteticamente estranho, um limpador instalado ali na base do vidro provavelmente criaria um ressalto interno na parte superior do porta-malas, obstruindo a entrada de bagagem.
Mesmo assim, há casos de sedãs com limpador traseiro, principalmente no Japão (como o Lancer Evo na foto de abertura da matéria) e em alguns países do hemisfério norte onde a neve é algo corriqueiro no inverno.