Por que os motores flex às vezes ‘grilam’ quando usam gasolina?
Ruído pode indicar combustível de má qualidade ou carbonização na câmara de combustão
Vanderlei Inácio de Faria, por email
Esse “grilo” indica a ocorrência da pré-ignição, que é provocada pelo excesso de carbonização na câmara de combustão, resultado de combustível de má qualidade ou do retardo no ponto de ignição do motor.
Este último problema é mais comum nos automóveis equipados com injeção eletrônica e com motor bicombustível e pode indicar que o sistema injetor não reconheceu a troca de um combustível para o outro e manteve suas regulagens para a utilização do etanol.
Isso pode ocorrer devido ao fato de a taxa de etanol na gasolina ser variável no Brasil, podendo chegar a até 27% na gasolina comum – mas diminuindo em períodos de entressafra de cana de açúcar.
Motores flex com taxa de compressão elevada, mais propícia para o uso do etanol, tendem a sentir mais o problema – aproveite para ler aqui sobre um novo motor com taxa de compressão variável que poderia resolver a questão.
Quando ocorre apenas nos primeiros instantes ao rodar e depois cessa, o grilo da pré-ignição (ou ignição espontânea) geralmente não traz maiores consequências, pois indica apenas uma demora no sistema em identificar o combustível.
O fenômeno, porém, pode indicar excesso de carbonização e causar danos nos pistões e bielas caso se torne severo e/ou constante.
Abastecer o carro só com etanol evita pré-ignição no motor?
Os eventos de pré-ignição ocorrem em função da baixa octanagem do combustível. Como a gasolina ganhou um aumento significativo da octanagem há alguns anos, a pré-ignição não deveria ocorrer.
De acordo com o engenheiro Everton Lopes, da SAE Brasil, você deve ficar atento na hora de abastecer o tanque do seu carro. Procure um posto que tenha programa de garantia de qualidade do combustível para o abastecimento e, caso o comportamento do veículo não melhore, a sugestão é procurar um mecânico para analisar a quantidade de carbonização presente nos pistões do veículo, pois isso pode ser a fonte dos problemas de pré-ignição.
Como evitar a carbonização no motor?
A carbonização das válvulas pode ocorrer de duas maneiras. A mais comum é o acúmulo de resíduos provenientes do combustível não queimado.
Esse é o tipo do qual os motores de injeção direta estão quase imunes, pois o líquido vaporizado não passa pela válvula antes de entrar no cilindro. Outra situação é quando o óleo escorre pelo retentor da válvula ou se acumula a partir do excesso de vapor na recirculação.
Essa situação é muito comum quando o proprietário se descuida da manutenção ou opta por um óleo mais barato (e fora da especificação recomendada).
A maneira mais eficaz de prevenir a carbonização das válvulas do motor é manter a manutenção em dia, trocar filtros e óleo de motor sempre dentro do prazo e utilizar o mesmo grau de viscosidade e qualidade (API) recomendado pelo fabricante