Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

Por que os freios a disco na traseira estão cada vez mais raros?

Existe diferença de custo ou é por motivo técnico, a opção pelo freio a disco nas quatro rodas?

Por Leonardo Barboza
Atualizado em 13 abr 2022, 09h36 - Publicado em 13 abr 2022, 08h39
Audi R8 V10 Performance 2020 amarelo roda e freio
Versão Performance é a única importada, sempre com freios com discos carbono-cerâmicos (Fernando Pires/Quatro Rodas)
Continua após publicidade
Existe diferença de custo ou é por motivo técnico, a opção pelo freio a disco nas quatro rodas?

Valter Jorge Postal, Bento Gonçalves (RS)

Em carros de passeio os freios do eixo dianteiro são responsáveis pela maior parte da força de frenagem, o que justifica a utilização de freios a disco, que suportam temperaturas mais elevadas. Hoje, todos os carros novos têm freios com disco ventilado nas rodas dianteiras.

Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 9,90

Ter freios a disco nas quatro rodas é melhor, dá maior sensibilidade nas frenagens e permite que se exija mais do sistema por mais tempo. Mas, segundo a engenheira Silvia Iombriller, da SAE Brasil, há dois principais fatores que levam alguns modelos (especialmente os menores e mais leves) a usarem o freio a tambor na traseira.

Um deles é de fato o custo. O tambor é mais barato de ter e manter. Ainda que disperse calor com menor facilidade, há menor risco de superaquecimento por fazer menos esforço na traseira, então o uso do tambor não chega a ser um problema.

Continua após a publicidade

O outro é a facilidade da instalação do sistema de freio de estacionamento, que no caso do disco tem uma complexidade maior – o que acaba influenciando no custo final do projeto. “É preciso usar um mecanismo adicional acoplado à pinça de freio”, afirma a especialista. O sistema precisa manter o carro carregado em uma ladeira e o sistema a tambor leva a melhor nessa.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 6,00/mês

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.