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Por que os carros japoneses possuíam retrovisores no capô?

Localização era obrigatória por lei; táxis japoneses ainda usam tal disposição

Por Redação
31 out 2016, 12h34 • Atualizado em 3 Maio 2021, 16h22
  • Honda Accord 1978

    Por que no Japão os carros possuíam retrovisores no capô? – Érick Kreischer, por e-mail.

    Atualmente os automóveis com espelho sobre o capô ou para-lama deixaram de ser regra no mercado, mas no passado eles eram comuns por uma razão muito simples: eles eram obrigatórios no Japão.

    Os espelhos parabólicos instalados nos extremos dos para-lamas dianteiros (chamados de “fender mirrors” em inglês) oferecem maior ângulo de visão do que os instalados próximo às janelas dianteiras. Por isso eles se tornavam ainda mais úteis nas estreitas ruas japonesas. Além disso, o sistema permitia que o motorista desviasse os olhos da estrada o mínimo possível numa eventual checagem ao retrovisor externo.

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    Essa vantagem nunca foi suficiente para sensibilizar os legisladores ocidentais, mas na Ásia acabou se tornando padrão até que a lei deixou de existir no Japão em 1983, motivada pela padronização para veículos japoneses feitos para exportação.

    Fender mirror - retrovisor no para-lamas

    Muitos táxis do país, porém, ainda possuem retrovisores instalados nos para-lamas. E a razão é curiosa: além da melhor visibilidade em espaços pequenos, eles permitem que o motorista olhe para o retrovisor do lado oposto sem ter que virar a cabeça em direção ao passageiro, garantindo maior privacidade aos sempre tímidos e formais japoneses.

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