Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Por que o sistema Locker deixa de funcionar acima de 20 km/h?

Sistema é desligado para não comprometer a dirigibilidade e a mecânica

Por Da Redação
Atualizado em 4 Maio 2021, 09h40 - Publicado em 7 abr 2017, 16h21
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Por que o sistema Locker deixa de funcionar acima de 20 km/h?
    Na Adventure, as rodas dianteiras giram juntas a té 20 km/h (Christian Castanho/Quatro Rodas)

    O sistema Electronic Locker Differential (ELD) da linha Adventure é programado para desligar a 20 km/h por segurança. Por que isso? – Sérgio Tobias Figueira, por e-mail.

    A função do diferencial é permitir a diferença de rotação entre as rodas motrizes – interna e externa – nas curvas. Sem ele, a roda do lado interno seria forçada a girar tanto quanto a roda do lado externo (que precisa percorrer uma distância maior durante o contorno da curva), compromentendo a dirigibilidade e desgastando os pneus e a mecânica.

    O diferencial E-Locker, fabricado pela Eaton e utilizado pela Fiat no sistema ELD, funciona através de acionamento eletromagnético de trava, que faz com que as duas rodas girem com velocidade e torque iguais.

    Essa propriedade é extremamente desejável em pisos escorregadios, como neve e barro, e em situações em que uma das rodas fique no ar – num diferencial comum, o torque é transferido justamente para a roda que gira em falso, complicando uma situação comum no off-road.

    Detalhe do botão de acionamento do ELD
    Detalhe do botão de acionamento do ELD (Christian Castanho/Quatro Rodas)
    Continua após a publicidade

    O ruim é que em pisos com boa aderência, como o asfalto, a dirigibilidade fica seriamente comprometida com o diferencial bloqueado, além de causar situação potencialmente catastrófica para o conjunto de tração.

    O segredo é desligar o travamento sempre que dirigir em pisos com boa aderência. A Fiat assumiu esse cuidado, limitando o travamento a velocidades até 20 km/h. Quando o veículo atinge os 15 km/h, um aviso sonoro alerta o motorista de que o limite está se aproximando.

    Qualquer um que dirija com frequência (e experiência) em estradas de barro ou areia, porém, sabe que esse limite pode ser indesejável, pois inviabiliza sua utilização em trechos off-road mais longos, onde velocidade e tração são essenciais.

    Continua após a publicidade

    Nesses casos, só um 4×4 de verdade com sistemas modernos de transmissão e diferencial pode tornar a viagem mais curta, sem riscos para o veículo.

    Publicidade

    Publicidade

    Consulte a Tabela KBB

    Selecione o carro que você quer vender ou comprar

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.