Pneus assimétricos precisam de modelos diferentes para cada lado?
As dúvidas dos leitores respondidas pela QUATRO RODAS
Pneus com banda assimétrica não deveriam ter sempre um modelo para o lado esquerdo e outro para o direito? – Nayara Rios, São Paulo (SP).
Não. De acordo com Fabrice Weisgal Wermus, gerente de marketing da Goodyear do Brasil, o modelo de pneu com banda assimétrica é único. É a sua colocação na roda que definirá seu desempenho. A banda do pneu possui um lado externo definido, e este deve sempre ser montado voltado para fora do veículo.
LEIA MAIS:
>> Qual a diferença entre pneus assimétricos, unidirecionais e bidirecionais?
>> Rodízio de pneus: faz sentido ou não?
O objetivo da assimetria é maximizar o desempenho do pneu, melhorando a dirigibilidade do automóvel, especialmente em asfalto molhado. Assim, os sulcos do pneu assimétrico vão direcionar a água acumulada na pista para as laterais do veículo. Se posicionado de forma invertida, cada pneu lançaria a água para baixo do carro, o que prejudicaria o desempenho. Geralmente, é possível diferenciar os lados externo e interno por meio de marcações nas laterais do pneu.
A variação de modelo conforme o lado não é necessária pois, ao contrário dos pneus unidirecionais (que possuem sentido certo de rodagem), os pneus assimétricos podem rodar nos dois sentidos, permitindo que o mesmo desenho seja utilizado tanto do lado direito quanto do lado esquerdo do carro.

Compacto de 65 cv poderá ser um ‘esportivo acessível’ na linha GR, da Toyota
Toyota Yaris fica mais caro em 2025 mesmo fora de linha
Toyota Corolla Cross europeu se inspira no brasileiro, mas tem privilégios
Toyota aposta que o hidrogênio substituirá o diesel no futuro