Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Pedágio sob medida

Entenda como funciona o sistema que cobra por trecho percorrido, que começa a operar a partir de julho

Por Isadora Carvalho
Atualizado em 20 mar 2024, 08h17 - Publicado em 9 Maio 2013, 17h30
servicos
 (/)
Continua após publicidade

servicos servicos

O preço dos pedágios das rodovias paulistas é o mais alto do país, segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). A média paulista é de 16,04 reais por 100 km rodados, enquanto a média brasileira é de 9,13 reais. Com a intenção de chegar a uma cobrança mais justa para os motoristas que percorrem curtas e médias distâncias, o governo de São Paulo já começou a implantar o sistema Ponto a Ponto. Tratase de uma cobrança de pedágio por trecho percorrido, feita por meio de pórticos instalados em pontos estrátegicos nas rodovias. Nesses portais, há antenas e leitores que funcionam na mesma frequência que os tags (chips) instalados no para-brisa.

“A proposta do Ponto a Ponto atende a um anseio antigo dos motoristas paulistas, que no pedagiamento convencional pagam uma tarifa muitas vezes incompatível com o trecho percorrido da rodovia”, diz Giovanni Pengue, assessor de projetos especiais da Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp).

O sistema começou de forma experimental em 2012 na Rodovia Engenheiro Constâncio Cintra (SP-360), entre Itatiba e Jundiaí, e na Rodovia Santos Dumont (SP-75), que liga Campinas a Sorocaba. Ao todo são oito pórticos instalados, ao custo de 500 000 reais cada um. Por enquanto, só podem aderir ao projeto-piloto os proprietários de veículos dos municípios de Campinas, Indaituba, Salto, Itu, Cabreúva, Porto Feliz e Sorocaba. “Moro em Indaituba e vou a São Paulo pelo menos duas vezes por mês. Aderi ao novo sistema e meus gastos com pedágio caíram pela metade”, diz o empresário Antonio Carlos Silveira. O sistema será aberto a todos no fim de julho, quando será integrado com o das empresas de pedágio eletrônico atuais, como a Sem Parar. Com isso, o mesmo tag usado por elas será compatível com o do Ponto a Ponto. O primeiro pórtico que deverá funcionar comercialmente será instalado no km 147 da rodovia SP-340, que liga Campinas ao município de Mococa (SP).

Segundo a Artesp, uma pesquisa realizada com os usuários da SP-360 no primeiro mês de operação experimental revelou que 89% avaliaram positivamente o novo formato e outros 91% afirmaram ter economizado dinheiro. A seguir, veja algumas dúvidas que ainda cercam o sistema de pagamento de pedágio por trecho percorrido.

Continua após a publicidade

No caso de utilizar a rodovia em toda sua extensão, o valor será maior que o preço do sistema convencional de cobrança?

A Artesp garante que o usuário que fizer viagem em toda a rodovia pagará exatamente o mesmo valor usando o Ponto a Ponto ou fazendo o pagamento do modo tradicional. Isso porque cada praça de pedágio já realiza a cobrança por um determinado trecho da rodovia. O Ponto a Ponto apenas possibilita fracionar esse valor total em ainda mais trechos, beneficiando principalmente os usuários em viagens de curta e média distância. Para os que percorrem longas distâncias, os principais ganhos são de tempo, porque o motorista não precisa reduzir a velocidade para passar pelo pórtico.

A tecnologia será implementada em todas as rodovias do país?

O sistema Ponto a Ponto é um projeto criado e financiado pelo governo do estado de São Paulo e será instalado apenas nas rodovias paulistas. Porém ele pode ganhar o Brasil com a criação do Sistema Nacional de Identificação Automática de Veículos (Siniav), que prevê a instalação de chip em toda a frota rodoviária do país com o objetivo de facilitar o controle da fiscalização dos carros e do tráfego. O dispositivo transmitirá os dados do veículo para antenas receptoras instaladas na principais vias e será compatível com o sistema Ponto a Ponto. Mas o Siniav não deve chegar tão cedo às nossas ruas, pois o Contran prorrogou o prazo de conclusão do programa para 30 de junho de 2015.

Outros países já aderiram a esse sistema de cobrança do sistema ponto a ponto?

A cobrança por distância percorrida já é utilizada na Europa e nos Estados Unidos. Na França, a cobrança leva também em consideração o tamanho dos veículos. Na Itália e na Espanha, é possível percorrer a maioria das estradas sem ter de parar em nenhum ponto. Os Estados Unidos mesclam os dois sistemas, eletrônico e manual.

Continua após a publicidade

Como será a cobrança do pedágio?

Do mesmo modo que o Sem Parar, por compra de créditos pré-pagos ou pós-pagos na conta no fim do mês, já que o sistema Ponto a Ponto vai compartilhar as mesmas cancelas das empresas de pagamento eletrônico de pedágio. A partir deste ano serão três companhias, que vão brigar pelo mercado que antes estava concentrado no sistema Sem Parar (veja mais abaixo). Vale lembrar que as praças de pedágio manterão a cobrança dos trechos maiores, com é feita hoje.

>> Meios de pagamento

Publicidade

Consulte a Tabela KBB

Selecione o carro que você quer vender ou comprar

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.