Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Peças iguais, carros diferentes – e preços que variam mais de 200%

Mesmo usando componentes iguais (ou semelhantes), carros que compartilham motores ou plataformas têm custo de reposição bem distintos

Por Gustavo Henrique Ruffo
Atualizado em 3 Maio 2021, 15h57 - Publicado em 7 out 2016, 15h09
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Auto-serviço - Parente Paga Meia
    A mesma peça, redes autorizadas diferentes, variação de preço de 200% (Daniel Almeida/Quatro Rodas)

    Um conjunto de embreagem para o Volvo C30 sai por R$ 3.500, enquanto o do Ford Focus 2.0 custa R$ 1.140.

    Mas se os dois usam a mesma plataforma, o mesmo motor, têm pesos semelhantes e – o mais importante – utilizam um kit que é mecanicamente igual, por que a diferença de preço fica em 207%?

    Esse é o exemplo mais extremo de disparidade de valores em itens de reposição praticamente iguais, mas que são vendidos em redes de concessionárias distintas. O mesmo ocorre com outros modelos de marcas diferentes (veja tabela mais abaixo).

    Continua após a publicidade

    O que causa essa distorção é um conhecido fenômeno da indústria automotiva mundial: a busca por escala de produção. Com volumes maiores, é mais fácil obter descontos dos fornecedores.

    É o que faz tantos fabricantes usarem plataformas comuns, como a Volkswagen com a MQB, que serve à Audi, à Seat e à Skoda. Ou a Fiat com a SUSW, que serve o Jeep Renegade, Fiat Toro e o futuro substituto dos Jeep Compass e Patriot, o projeto 551.

    Curiosamente, a primeira explicação para as diferenças nos valores das peças também está nessa questão de escala.

    Continua após a publicidade

    “Fatores como o volume de vendas, o estoque de peças e o tamanho da rede autorizada influenciam no custo”, explica Julian Semple, consultor sênior da Carcon Automotive.

    “Volumes mais baixos de comercialização custam mais ao fabricante dos componentes, por ter de amortizar o custo de ferramental por um número menor de itens produzidos. O custo do inventário das peças num centro de distribuição para volumes pequenos também é maior do que estocar peças para volumes maiores”, afirma.

    Além disso, algumas peças muito parecidas podem ter especificações técnicas diferentes, como tipo de material, confiabilidade ou durabilidade. Montadoras premium podem ter especificações mais rígidas e, portanto, componentes mais caros.

    Paulo Roberto Garbossa, diretor da ADK Automotive, confirma e reforça. “É tudo diferente nas peças premium: custo de produção, logística… Imagina chegar a uma gráfica e pedir 100.000 embalagens para uma peça de alto volume. Aí você tem a peça premium. E manda fazer na mesma gráfica 1.000 embalagens. É claro que será mais caro. E tem outra questão: além da peça, há também o agregado. Se um carro mais simples der defeito, por exemplo, o dono tem de dar um jeito de levá-lo à concessionária. Se é um automóvel premium, a concessionária manda uma caminhão-prancha buscar.”

    Continua após a publicidade

    Em nossa cotação de preços, tivemos o cuidado de usar como exemplo peças que não teriam razão para apresentar diferenças de especificação técnica.

    São itens que, segundo Eduardo de Oliveira Neves, da oficina mecânica Nipo-Brasileiro, são rigorosamente iguais. Ele inclusive dá uma dica preciosa.

    “A bucha de bandeja do Volvo XC60 pode ser usada no Freelander II. É uma opção mais econômica, pois a Land Rover só fornece a bandeja completa”, diz Neves.

    A diferença de preço das peças

    Item Modelo de luxo Equivalente mais barato Diferença
    Bandeja Dianteira Direita Jeep Renegade 1.8 Flex R$ 1.265 Fiat Toro 1.8 Flex R$ 620 R$ 645 (104%)
    Correia Dentada e Esticador Audi A3 Sedan 1.4 TSI R$ 1.125 VW Golf 1.4 TSI R$ 580 R$ 545 (94%)
    Bomba D`Água Mini Cooper 2011 R$ 1.220 Peugeot 3008 2011 R$ 570 R$ 650 (114%)
    Buchas da Bandeja Inferior Porsche Cayenne 4.2 2004 – R$ 2.300 VW Touareg 4.2 2004 R$ 1.738 R$ 562 (32%)
    Pastilhas de Freio Diant. Audi Q3 2.0 2011 R$ 1.114 VW Tiguan 2.0 2011 R$ 410 R$ 704 (172%)
    Embreagem (Platô e disco) Volvo C30 2.0 2011 R$ 3.500 Ford Focus 2.0 2011 R$ 1.140 R$ 2.360 (207%)
    Embreagem (Kit Completo) Citroën C3 1.5 R$ 861 Peugeot 208 1.5 R$ 613 R$ 248 (41%)

     

    Publicidade

    Publicidade

    Consulte a Tabela KBB

    Selecione o carro que você quer vender ou comprar

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.