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O que pode fazer a embreagem trepidar ao arrancar com o carro?

A embreagem do carro começa a dar sinais quando está chegando ao fim da sua vida útil; confira

Por Leonardo Barboza
11 Maio 2025, 18h46
Platô e disco de embreagem do Ecosport XLS 1.6, da Ford, da frota de testes da r
Disco e platô são componentes do sistema de transmissão (Silvio Gioia/Quatro Rodas)
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Por que a embreagem trepida ao arrancar com o carro? Priscylla Caputo, São Paulo (SP)

Quem responde é a especialista em mecânica de automóveis Luciana Félix, gestora da oficina Na Oficina. De acordo com Luciana, o sistema de embreagem é composto por mais algumas peças: pedal, cabo, discos de embreagem e platô, e também os componentes hidráulicos.

“Quando uma embreagem começa a apresentar o sinal que foi relatado, significa que alguma dessas peças foi danificada”, diz Luciana.

Pode ser porque a peça já chegou ao fim da vida útil ou por conta de uma manutenção malfeita. Ou então porque foram substituídos apenas os discos de embreagem e não as demais peças que compõem o conjunto.

Quando uma embreagem começa a apresentar a trepidação, significa que ela já está no fim da vida útil, ocorrendo que, a qualquer momento, essa embreagem pode acabar por completo e o carro deixar de funcionar na parte da aceleração. Aumentar a rotação nas arrancadas pode evitar essa trepidação, mas vai acentuar o desgaste do material de atrito que resta.

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“Eu sempre considero que, ao apresentar essa trepidação, é importante levar o carro a uma oficina de confiança para o mecânico conferir os discos da embreagem e o platô, ou seja, todo aquele componente que faz parte ali da embreagem, para poder assim fazer uma verificação por completo”, afirma Luciana. E fazer os reparos que forem necessários.

Pedais do breque, embreagem e acelerador do Boxster 2
Os pedais do Porsche Boxster com câmbio manual (Acervo/Quatro Rodas)

O desgaste da embreagem também pode levar o pedal a ficar mais pesado. Isso acontece por causa do desgaste do conjunto. Quando ocorre, a mola do disco já pode ter perdido de 20% a 30% de sua flexibilidade. A mola do platô se deteriora com o uso, prejudicando todo o mecanismo. Nessas condições, não há outra saída: é preciso trocar o conjunto da embreagem.

Para prolongar a vida útil da embreagem, o motorista precisa eliminar certos vícios na condução do veículo, como descansar o pé no pedal, “segurar” o carro com a embreagem e o acelerador numa ladeira (em vez de usar o freio de mão) e dar arrancadas bruscas.

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