Os antigos carros com carburado podiam sofrer para dar partida no frio das manhãs ou de um dia de inverno. O afogador facilitava, mas quem tinha carro a álcool ou poderia perder muito tempo ou recorria a macetes como colocar gasolina no carburador. Na verdade, alguns carros a álcool até tinham um injetor de gasolina só pra isso. Mas tudo isso ficou no passado.
Portanto, se seu carro não liga no frio ou está tendo dificuldade na partida, o problema pode estar em outro lugar.
Indo direto ao ponto: se o carro nem sequer dá sinal na hora que vira a chave na ignição, o problema certamente está na bateria. E a culpa é toda do frio.
Em dias mais frios as baterias têm mais chance de não funcionar devidamente, principalmente se estiverem no fim de sua vida útil. As temperaturas baixas afetam diretamente as reações químicas que acontecem dentro da bateria, diminuindo a velocidade com que elas reagem, ou seja, sua produção de energia cai.
De modo geral, a capacidade da bateria não é perdida totalmente em temperaturas baixas, mas é mais difícil acessar todo o seu potencial devido à lentidão das reações eletroquímicas. Isso é algo bem conhecido por quem vive em países frios, onde muita gente mantém um carregador auxiliar no carro durante o inverno para não ser pego de surpresa.
Seu carro dá sinal e o motor tenta ligar? Então não se afobe para não descarregar a bateria.
É hora investigar. Cheque se há combustível no tanque do carro. Se for um carro flex mais antigo e estiver abastecido com álcool, é bom conferir se há gasolina no tanquinho de partida a frio. Se precisar completar, use gasolina premium (com menos etanol e maior prazo de validade).
Alguns carros usam o tanquinho na partida mesmo quando abastecido com gasolina, para que o combustível não apodreça ali.
Seu carro é mais novo, então atente a uma luz diferente acesa no quadro de instrumentos e espere ela apagar. É o indicativo de que as resistências aquecedoras nos bicos injetores estão esquentando o combustível antes que ele entre no motor, facilitando sua ignição.
O funcionamento do sistema de partida a frio varia de acordo com o fabricante: alguns carros identificam a baixa temperatura e iniciam o aquecimento assim que o carro é destrancado, outros só iniciam quando a chave é girada na primeira posição e indicam o início do aquecimento do injetor com uma luz no quadro de instrumentos e quando a luz se a paga, é só dar partida no motor.
Mas isso só vale para quando o carro está abastecido com etanol ou com uma mistura de gasolina abaixo de 15%. Se o carro está com gasolina, o problema pode ser a qualidade desse combustível.
A dificuldade na partida também pode ser provocada pela bomba de combustível estar gerando baixa pressão ou por defeito no sistema de ignição. Cabos de vela ressecados ou bobina defeituosa prejudicam a ignição, da mesma forma que velas desgastadas não geram a faísca suficiente para o motor entrar em funcionamento. Aí o jeito é chamar o reboque ou esperar o tempo esquentar e levar o carro para uma revisão mecânica.