Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

O manual de instruções do futuro

Como a realidade aumentada deve aposentar os manuais impressos de reparo automotivo

Por Alexandre Akashi | Ilustração Tato Araújo
Atualizado em 22 abr 2021, 17h21 - Publicado em 1 jul 2014, 00h33
  • Seguir materia Seguindo materia
  • servicos servicos

    Ler manuais de serviço, muitas vezes, é um desafio para os profissionais que trabalham nas oficinas das concessionárias. Eles enfrentam uma linguagem técnica, instruções extensas e uma série de ilustrações nem sempre fáceis de identificar. Também não é raro faltar ou não estar claro justamente o detalhe que permite a desmontagem ou montagem perfeita e sem perda de tempo.

    Para acabar com isso, fabricantes como BMW e Volks estão desenvolvendo sistemas capazes de ajudar os mecânicos, exibindo o passo a passo dos diferentes procedimentos de reparo. Usando imagens virtuais sobrepostas ao equipamento real a ser reparado, essa tecnologia faz o reconhecimento do tipo de carro e, a partir da necessidade do conserto, guia o profissional em cada etapa.

    “A grande sacada desse tipo de manual de instruções eletrônico é a possibilidade de sobreposição de imagens. Isso permite mostrar ao usuário todas as dicas e truques para soltar as peças, como aquela torcidinha mágica que, se não for feita, quebra a trava”, explica o diretor do comitê telemática e infotainment da SAE Brasil, Ricardo Takahira.

    Além de contribuir com a qualidade dos serviços, os assistentes virtuais podem ajudar a reduzir o tempo e o custo das manutenções. Mas, por enquanto, tanto a BMW como a VW não têm previsões de quando os sistemas estarão disponíveis em suas respectivas redes de assistência.

    Continua após a publicidade

    VISUALIZAÇÃO

    A interface do sistema com o usuário é feita por meio de telas de vídeo, que podem ser as usadas em celulares, tablets ou óculos especiais.

    PROJEÇÕES

    As imagens que demonstram os procedimentos são projetadas sobre imagens do carro real captadas por uma câmera.

    Continua após a publicidade

    APLICATIVO

    Através de um mecanismo de busca, o software identifica o veículo, reconhece suas características, localiza a área que o mecânico está focalizando e inicia as instruções.

    BANCO DE DADOS

    O banco de dados com as informações necessárias (código ou medidas das peças, torque do aperto, prazo de troca etc.) pode ser armazenado em um computador ou num site.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.