Novos carros da Formula E não terão freios atrás e prometem mais emoção
Novo carro da Fórmula E explora peculiaridades dos carros elétricos para se tornar mais emocionante sem perder a sustentabilidade
![Novos carros da Formula estrearão no próximo início de temporada](https://beta-develop.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2022/03/teaser-for-formula-e-gen3-race-car_100817634_h-e1648677072169.jpg?quality=70&strip=info&w=1280&h=720&crop=1)
A eletrificação mais radical da Fórmula 1 está marcada para 2026, mas, para bem antes disso, a Fórmula E prepara um novo pacote técnico que promete elevar o nível dos monopostos movidos a bateria e tornar a competição mais atraente.
Chamada de Gen3, a terceira geração dos elétricos não mudará tanto esteticamente, mas fará com que eles sejam mais rápidos do que os bólidos da F1. A promessa é da Fórmula E, que quer lançar os carros de corrida mais eficientes do mundo, com 40% da energia de uma prova gerada a partir da frenagem regenerativa (os outros 60% vêm da bateria).
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A principal novidade do regulamento, um motor gerador será instalado exclusivamente para essa função, permitindo que os carros dispensem os freios traseiros. Desse modo, a categoria também busca atender a uma velha cobrança de mais emoção, exigindo mais “instinto” do piloto.
Além de saber equilibrar freio físico e eletromagnético, o competidor terá um carro muito mais leve e bem mais potente, com torque instantâneo e relação peso/potência de Bugatti Veyron: 1,68 kg/cv.
Segundo a FIA, a Fórmula E é o primeiro esporte neutro em carbono do mundo – um esforço que envolve até cardápio 30% vegetariano nas arquibancadas.
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Para manter o status e desenvolver tecnologias que chegarão às ruas, a próxima temporada estreará pneus com 26% de compostos recicláveis. Ainda haverá um novo processo de reúso da fibra de carbono, importado da indústria aeroespacial, que vai reaproveitar os pedacinhos do material que se soltarem nas batidas.