Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Modelos em freada brusca

Em apenas um ano, carros despencam quase 50% nas vendas

Por André Paixão
Atualizado em 22 abr 2021, 15h35 - Publicado em 28 ago 2013, 00h10

servicos servicos

O mercado automotivo cresceu 4,6% no primeiro semestre de 2013 na comparação com o mesmo período do ano passado. Foram emplacadas mais de 1,7 milhão de unidades. Apesar do maior volume de vendas, modelos considerados figurinhas carimbadas nos rankings agora amargam acentuada queda.

O Chevrolet Celta encerrou o primeiro semestre de 2012 como o quinto mais vendido do Brasil. Mas a chegada do primo Onix – maior, mais equipado e apenas um pouco mais caro – fez o Celta perder terreno e sair da lista dos dez mais emplacados do Brasil. Pior que a 13ª posição no semestre, suas vendas caíram de 60 091 unidades em 2012 para 37 078 neste ano – 38% a menos.

No entanto, o maior prejudicado pelo lançamento do novo Chevrolet é outro modelo da gravatinha dourada. O Agile encerrou o primeiro semestre de 2012 na 14ª colocação, com um total de 29 486 veículos emplacados. Um ano depois, a procura pelo modelo despencou em quase 50% e o Agile fechou o primeiro semestre com pouco mais de 15 000 unidades comercializadas, em uma modesta 31ª colocação.

Mexicano de origem japonesa, o March caiu no gosto do brasileiro quando foi lançado, no fim de 2011. Mas a mudança do regime automotivo que limita a importação de veículos produzidos no México atrapalhou os planos da Nissan e fez com que o hatch sofresse retração de 46% e se tornasse presença mais rara nas ruas. De janeiro a junho de 2012, foram emplacados 21 617 March, o que colocava o hatch em 19º no ranking. Neste ano, foram apenas 11 565 carros e a 38ª posição no acumulado. A situação da Nissan só deve melhorar com o início da operação da fábrica de Resende (RJ), que possibilitará à marca japonesa produzir até 200 000 carros anualmente.

Continua após a publicidade

Além de mudança na lei de importação ou reforço na concorrência, outro motivo para uma queda abrupta nas vendas é a proximidade da troca de geração de um carro. É o caso de outros dois modelos. A Ford não confirma a chegada da nova geração do Ka e, segundo fontes, o lançamento deve demorar pelo menos mais um ano. Enquanto isso, o Ka atual vai sobrevivendo nas lojas. A 15ª posição do primeiro semestre de 2012 e as 26 288 unidades vendidas são passado. Em 2013, foram 17 046 carros em seis meses e o 28º lugar.

Se o Ka ainda não está confirmado, a chegada da segunda geração do Logan é garantida ainda para 2013. O sedã que inaugurou o nicho dos carros espaçosos com preços convidativos vai ficar mais bonito e equipado, atributos que devem recolocar o sedã na briga pelo gosto do brasileiro. O fôlego do Logan despencou 36%, com números caindo de 16 694 para 10 592 nos primeiros semestres de 2012 e 2013, respectivamente.

Publicidade

Consulte a Tabela KBB

Selecione o carro que você quer vender ou comprar

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.