Mitsubishi L200 enfrenta problemas por rachadura no coletor de escape
Motor da L200 apresenta problemas de superaquecimento, responsáveis por trincar o coletor do escapamento
Em setembro de 2008 (edição 582), esta seção abordou problemas de superaquecimento do motor 2.5 4D56 da Mitsubishi L200, responsáveis por trincar o cabeçote. Hoje, 15 anos depois, a falha acontece novamente, mas no motor 2.4 4N15 usado na L200 e no SUV Pajero, como relata o técnico agrícola Fabiano Marcelo Gongora, de Sorriso (MT), dono de uma Triton HPE-S 2023.
“Antes dos 40.000 quilômetros rodados, rachou o coletor do escapamento, peça código 1555A843”, diz. “O motor perdeu potência e entrou em modo de segurança. Na concessionária, instalaram uma versão atualizada do coletor enviado pela fábrica”, conta.
O problema é conhecido nas oficinas especializadas, como explica o proprietário da Águia Auto Mecânica 4×4, Irineu Siqueira Neto, o Netão do BDA 4×4, de Sinop (MT), que possui vários vídeos sobre a falha no YouTube.
“Recebemos quase dez L200 Triton, a partir de 2017, com o coletor do escapamento trincado que, acredita-se, ocorra devido ao radiador ser subdimensionado, ou seja, o sistema de arrefecimento trabalha no limite da capacidade, inclusive fazendo o reservatório de água borbulhar até mesmo sem o motor superaquecer. Dessa forma, o coletor do escapamento trabalha em uma temperatura muito alta e se rompe. Para resolver, a montadora lançou uma contramedida, a atualização do coletor, dimensionado para suportar a temperatura de trabalho da peça”, afirma Netão.
Na rede autorizada não é diferente: “Já trocamos o coletor de oito L200 desse modelo novo, é padrão darmos a garantia legal de cinco anos se o veículo não for modificado e estiver com todas as revisões na concessionária em dia. O código da peça em garantia, se você precisar, é o 1555B029”, informou o atendente de uma concessionária.
Consultada, a Mitsubishi respondeu que tomou conhecimento do caso do técnico agrícola, Fabiano Gongora, por meio da reportagem de QUATRO RODAS. Disse que está em contato com o cliente para entender o que aconteceu. E que este não é um problema recorrente.
O povo reclama
“Tenho uma L200 Triton Savana ano 2012 que trocou o coletor de escape devido à peça trincar. Como o veículo se encontrava na garantia, a substituição foi sem custos. Após dez meses, ao terminar a garantia, escutei um sopro vindo do motor e, ao levar à concessionária, me disseram que teria de trocar o coletor novamente e que as peças trocadas em garantia não têm garantia.”
Postagem editada de um proprietário de Ribeirão Preto (SP) no site Reclame Aqui
“Minha L200 está na garantia e com o coletor partido. Na concessionária me informaram que o produto está em falta, mas não posso continuar andando com este defeito, fora o perigo constante de pegar fogo, caso seja feita uma viagem mais longa.”
Mensagem editada de um proprietário de São Bento do Sul (SC) no site Reclame Aqui
Ford Ranger V6 tem falha em bomba de combustível e marca culpa o biodiesel