Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Abril Day: Assine por apenas 4,00

Marcas de carro transformam roupas e até eletrônicos em objetos de desejo

Grifes das fabricantes automotivas oferecem de casacos e chaveiros a bonés e óculos para quem se identifica com a marca

Por Fernando Miragaya
7 dez 2025, 18h34 •
Zeitgeist kreiert Mode - Die Mercedes-Benz x Moncler by NIGO KollektionA Celebration of Contemporary Culture ¿ The Mercedes-Benz x Moncler by NIGO collection launch
Lançada em Nova York, coleção da Mercedes foi inspirada no Classe G  (Divulgação/Quatro Rodas)
Continua após publicidade
  • Se você costuma sair à noite, ainda mais em rolês alternativos, já deve ter se deparado com uma ou mais pessoas com aquela camisa clássica dos Ramones. E outras com uma roupa com a marca tradicional da Harley-Davidson.

    E não obrigatoriamente eles são roqueiros. Talvez não saibam nem dirigir moto. Mas a força de tais marcas transcende essa relação. No mercado automotivo isso é mais forte ainda.

    Basta ver que praticamente todas as montadoras possuem linhas próprias de acessórios pessoais. Grifes que incluem camisas, casacos, óculos, carteiras, bonés, garrafas, chaveiros, entre outros itens variados.

    São produtos para atender as pessoas chamadas de “amantes de marcas”. Ou seja, algo como apaixonados pela marca.

    “É o que dizemos muito a respeito da identificação com a marca, o que leva essas pessoas a se tornarem clientes não só do nosso produto principal, que é o carro em si, mas também das linhas de acessórios pessoais e de vestuário”, afirma Marcia Neri, diretora de marketing da HPE Automotores, representante das marcas Mitsubishi e Suzuki.

    Marcas “nichadas”, inclusive, parecem causar mais frisson. Basta ver uma ampla linha de acessórios de empresas, além das duas japonesas já citadas, como Jeep e Land Rover – ficando com exemplos do universo 4×4.

    Isso fica evidente até no nome das grifes, como a MIT 4Fun. Nas concessionárias da Mitsubishi, as camisetas e os bonés são os itens que mais fazem a cabeça dos clientes – sem trocadilhos.

    Continua após a publicidade
    Compartilhe essa matéria via:

    Na Jeep Gear, mochilas e bolsas também fazem sucesso, assim como canecas e copos. Porém, existe até iluminação que replica a tradicional grade de sete fendas dos modelos da marca.

    Nessas três coleções, a temática aventureira impera. “O DNA no universo de aventuras e off-road é muito forte, portanto esse já é um caminho que seguimos. Produtos que inspiram as pessoas a viajar, viver a vida, ter uma conexão com a natureza, sempre em linha com os valores da marca”, afirma o executivo Hugo Domingues, vice-presidente da Jeep para a Amé-rica do Sul.

    Isso explica, inclusive, o fato de até mesmo quem não é propriamente dono de um carro da marca usar os artigos da empresa.

    “São marcas de muita história e com muitos fãs. Então, usar peças, por exemplo, das marcas é uma forma que os clientes têm de mostrar ao mundo o seu jeito de vê-lo e vivê-lo”, revela Marcia, da HPE.

    Continua após a publicidade

    Mas os fabricantes que não têm tanto apelo 4×4 também têm suas linhas. A Chevrolet Fan Store evoca muitos carros clássicos de sua história em camisas, bonés e até pins. Os artigos em alusão ao Camaro e ao Corvette (esses que sequer são vendidos aqui) dominam a loja virtual.

    Na Volkswagen Collection também tem acessórios variados, que enaltecem ou a marca ou carros como ID.Buzz, os esportivos GTS e até o proletário Saveiro Robust. Entre os itens, botas, artigos para bichinhos de estimação, fones de ouvido, power bank e até guarda-sol.

    Marcas de desejo

    Nas marcas premium, a grife é quase um aspiracional quanto ao carro. Fabricantes de luxo, em especial as alemãs, replicam a imagem de requinte também em suas coleções. Na BMW Lifestyle, os bonés e garrafas são os artigos mais consumidos. Mas existem coleções de jaquetas, camisas, óculos de sol e carteiras. As divisões esportivas das montadoras , por sua vez, costumam fazer parcerias com famosos fornecedores de material esportivo. A BMW M Sport tem uma grife assinada pela Puma. Empresa, inclusive, que foi parceira da Mercedes-AMG Petronas por anos. Agora, a escuderia alemã da marca da estrela de três pontas tem sua coleção com a chancela da Adidas, rival da Puma.

    Sem falar na linha fora das pistas da Mercedes-Benz, que inclui até coleção de perfumes masculinos e femininos. A mais profissional, nesse sentido, talvez seja a italiana Ferrari, que mantém lojas dedicadas mundo afora, com roupas de alfaiataria, relógios suíços licenciados e outros artigos de luxo.

    Continua após a publicidade

    Coleção social

    E ainda tem espaço para grife com chancela ESG. A Renault contabilizou mais de 4.000 itens da Kardian Collection vendidos em pouco mais de um ano.

    A coleção em alusão ao SUV compacto inclui mochilas, bolsa a tiracolo, nécessaire, bolsa raqueteira, caixa para transporte de animais, ecobag e organizador para o console do carro. Tudo feito pela Associação Borda Vida. Uma ONG que emprega mulheres em situação de vulnerabilidade social. E a coleção é feita com restos de cintos de segurança e tecidos automotivos doados pelos fornecedores.

    “Os produtos da Kardian Collection têm o propósito de transformar vidas. E incorporamos a assinatura de design do Kardian nos itens, trazendo elementos que representam a nova identidade visual da Renault”, explica Daniel Nozaki, diretor de design do Renault Design Center Latam.

    Loja de fãs da Chevrolet

    Camiseta GM
    (Divulgação/Quatro Rodas)

     

    Camiseta Power Camaro Fashion masculina R$ 239,90
    Caderno V8 Corvette Vintage R$ 99,90
    Kit Pin Vintage 100 anos R$ 229,90

    Continua após a publicidade

    Equipamento Jeep

    Boné Jeep.tiff
    (Divulgação/Quatro Rodas)

    Display elétrico Grau (7 barras) R$ 644
    Mochila Básica azul-marinho R$ 349,90
    Boné Trucker clássico mostarda R$ 99,90
    Caneca esmaltada Jeep Willys R$ 129,90

    Estilo de vida BMW

    Garrafa BMW
    (Divulgação/Quatro Rodas)

    Boné BMW M branco R$ 143,32
    Garrafa térmica 530 ml R$ 381,63

    Coleção Mercedes-Benz

    Jaqueta MERCEDES
    (Divulgação/Quatro Rodas)
    Continua após a publicidade

    Jaqueta Speed Racing R$ 599,90
    Perfume Masculino Select Night Edt R$ 489,90
    Camisa polo oficial Equipe F1 Mercedes-Benz R$ 600

    Mitsubishi MIT4Fun

    Mistubishi
    (Divulgação/Quatro Rodas)

    Bonés R$ 144,90 – R$ 179,90
    Camisetas R$ 144,90 – R$ 199,90
    Acessórios R$ 144,90 – R$ 319,90

    COLEÇÃO VOLKSWAGEN

    FONE-DE-OUVIDO-FUTURE---VOLKSWAGEN.tiff
    (Divulgação/Quatro Rodas)

    Fone de ouvido Future ID.4 R$ 754,07
    Guarda-sol Future ID  R$ 299,90
    Sacochila Saveiro Robusto R$ 286,46
    Chapéu Adventure Amarok R$ 271,36

    Suzuki

    Suzuki Moda
    (Divulgação/Quatro Rodas)

    Bonés R$ 154,90 – R$ 169,90
    Camisetas R$ 144,90 – R$ 169,90
    Acessórios R$ 99,90 – R$ 174,90

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas.

    ABRILDAY

    Digital Completo

    Apaixonado por carros? Então isso é pra você!
    Pare de dirigir no escuro: com a Quatro Rodas Digital você tem, na palma da mão, testes exclusivos, comparativos, lançamentos e segredos da indústria automotiva.
    De: R$ 16,90/mês Apenas R$ 1,99/mês
    ABRILDAY

    Revista em Casa + Digital Completo

    Quatro Rodas impressa todo mês na sua casa, além de todos os benefícios do plano Digital Completo
    De: R$ 26,90/mês
    A partir de R$ 9,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$23,88, equivalente a R$1,99/mês.