Luz diurna no farol de neblina é permitida? Veja o que diz a lei
Contran define altura e distância para DRLs, mas não restringe posição; uso no espaço do farol de neblina é legal.

Hugo Costa, Rio de Janeiro (RJ)
Perante a lei, não há nenhuma ilegalidade no fato de os DRLs estarem nas posições tradicionalmente ocupada pelos faróis de neblina. O Código de Trânsito Brasileiro define exatamente as especificações dos DRLs – que por sinal são obrigatórios desde 2023 – e não há nenhuma restrição em relação à sua posição.
O Contran determina que o DRL deve estar instalado na dianteira, a pelo menos 25 cm do solo e no máximo a 1,5 metro, com distância mínima de 60 cm entre eles. O código não impõe restrições sobre o local exato de instalação.
Ou seja, não importa se o DRL ocupa o espaço do farol de neblina ou se está embutido no conjunto óptico principal. O importante é que cumpra os parâmetros de altura e distância estabelecidos pela norma.
A confusão pode se dar pelo fato de não ser permitido usar os faróis de neblina quando com os faróis baixos desligados – e pode, sim, ser ligado em uso urbano, desde que esta condição seja atendida. Já o DRL deve estar ligado sempre que o carro está em movimento, mesmo durante o dia.
O Nissan Kicks Sense da primeira geração não é o único. Os Volkswagen Polo e Virtus, antes da última reestilização, também tinham os DRL integrados à mesma peça do farol de neblina, enquanto as versões mais básicas dos Chevrolet Onix modelos 2023 a 2025 passaram a usar o farol de neblina como DRL, assim que a obrigatoriedade entrou em vigor.

A dispersão do facho de luz do DRL é completamente diferente, com a intenção de fazer o carro ser visto. Os faróis de neblina, por sua vez, iluminam apenas próximo ao carro, reforçando a visibilidade da sinalização horizontal (marcas, linhas, símbolos e legendas pintadas ou aplicadas sobre o pavimento da via) em condições de baixa visibilidade.
Logo, você não só pode como deve usá-los durante o dia e não há nenhum risco de problemas quanto a isso. Se a preocupação é com eventual multa, a Nissan diz que não há relatos de motoristas que tenham sido autuados por estarem com as luzes diurnas acesas. Nós, porém, chegamos a ser abordados pela polícia, há alguns anos, quando tínhamos um Virtus.