Hyundai Mobis antecipa um futuro sem baliza para entrar em vagas
Hyundai cria rodas que giram em 90° e podem ser desencaixadas como um módulo substituível
Não deve haver melhor teste para ansiolíticos do que, em horário de pico, tentar balizar um carro nas apertadas vagas das cidades brasileiras. Se você sabe bem o que é isso, porém, há boas notícias vindas da Coreia do Sul, onde a Hyundai afirma ter resolvido a equação que faltava para carros virarem as quatro rodas a 90º.
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A tecnologia atende pelo nome de “módulo e-corner”, o que entrega bem a proposta de tratar cada roda como módulos individuais e eliminar os eixos e comandos hidráulicos. Assim, veículos equipados com o e-corner têm quatro conjuntos de esterçamento, suspensão, frenagem e tração completamente próprios.
Isso é possível somente por causa do tamanho dos motores elétricos – que cabem em uma mochila escolar ao mesmo tempo que geram centenas de cavalos de potência. Desse modo, quando as rodas giram, o que se movimenta é todo o módulo, que pode ser desencaixado do veículo.
TUDO JUNTO Tamanho compacto facilita o dimensionamento das caixas de roda. |
OPCIONAIS DIVERSOS Será possível trocar módulos de acordo com tipo de suspensão e freios. |
NOVAS POSSIBILIDADES Espera-se novo patamar de sistemas como vetorização de torque. |
Cada unidade do e-corner é “autossuficiente”, restando ao motorista dirigir normalmente enquanto o carro interpreta seus movimentos no volante e pedais como se fossem controles de videogame. Os comandos são feitos por cabos elétricos, economizando valiosos quilos e simplificando manutenções e melhorias nos automóveis, que poderão trocar seus módulos.
Mais do que estacionamento rápido, o e-corner permitirá substituição de suspensão e freios com a facilidade de trocar uma roda.
Após quatro anos de pesquisa e desenvolvimento, o e-corner será testado em breve em pequenos veículos elétricos para locomoção em parques ou hospitais, por exemplo.
Como esse é um invento da divisão Hyundai Mobis, especializada na fabricação de peças para várias montadoras, a previsão é que a tecnologia esteja disponível em maior escala a partir de 2025 – não só aos veículos da marca coreana.