Paulo Azeredo, Itajaí (SC)
Se você não conhece as velas aquecedoras, saiba que elas são os componentes que permitiram a eliminação do tanquinho de partida a frio, com gasolina. Em dias frios, essas velas aquecem o combustível (o álcool, em especial) para facilitar a ignição.
Quem responde a questão é o chefe de treinamento, Diego Riquero Tournier, da Bosch: “Não existe um prazo ou período de manutenção estabelecido para as velas aquecedoras aplicadas em veículos flex, uma vez que se trata de um sistema que conta com um monitoramento eletrônico que permite identificar com antecedência uma deterioração ou um mau funcionamento das velas de forma individual”.
De acordo com ele, mediante a leitura de parâmetros de funcionamento, como resistência interna ou consumo elétrico específico da vela aquecedora e outros, a central eletrônica (ECU) consegue identificar desvios funcionais e, em casos críticos, como um curto-circuito interno, ainda tem a capacidade de desativar individualmente a vela com defeito, mantendo as outras em condição normal de funcionamento.
Diante desse tipo de situação, será gerado um código de defeito (DTC), que alertará o motorista no painel de instrumentos com relação à necessidade da realização de uma intervenção técnica.